Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100525
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MAGALHÃES, C. A. de S.
ZOLIN, C. A.
LULU, J.
LOPES, L. B.
Informaçães Adicionais: CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; JORGE LULU, CPAMT; LUCIANO BASTOS LOPES, CPAMT.
Título: Índices de conforto térmico em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) no ecótono Cerrado/Amazônia.
Fonte/Imprenta: Sinop: Embrapa Agrossilvipastoril, 2018.
Série: (Embrapa Agrossilvipastoril. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 2)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Intensificacao sustentavel
Redução de estresse termico
Conteúdo: Os sistemas de integração lavoura-pecuária floresta são uma alternativa para a intensificação sustentável da produção agropecuária. Quando há a presença de árvores, as alterações microclimáticas podem favorecer o desempenho dos animais, já que a sombra projetada pelas árvores podem criar zonas de conforto térmico. Porém, são escassas as informações validadas cientificamente, de como diferentes configurações do componente florestal alteram o microclima nas condições da região de Sinop/MT. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de um monitoramento microclimático em três sistemas de produção - pecuária solteira (pleno sol), integração pecuária-floresta com renques triplos de eucalipto (IPFt) e integração pecuária-floresta com renques simples de eucalipto (IPFs). O monitoramento foi realizado por 12 meses seguidos, de julho/2017 a junho/2018, com registros horários de temperatura e umidade relativa do ar, temperatura de globo negro, velocidade do vento e radiação fotossinteticamente ativa (RFA). Foram determinados os índices de conforto térmico ITGU (índice de temperatura de globo e umidade) e CTR (carga térmica radiante), com as médias horárias mensais entre 8 e 16 horas, além dos valores médios de RFA. Os resultados confirmaram a melhoria dos índices de conforto térmico (redução de até 20%) dos sistemas integrados em comparação ao sistema solteiro, nos horários de maior estresse térmico.
Thesagro: Microclima
Ano de Publicação: 2018-12-01
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018cpamtciromagalhesconfortotermicosistemailpfcerradoamaznia.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace