Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100099
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PIMENTEL, M. A. G.
MENDES, S. M.
MENEZES, C. B. de
OLIVEIRA, I. R. de
RAMOS, G. C. P.
FERNANDES, D. K. S.
Additional Information: MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CNPMS; Gabrielle Cecília Pereira Ramos, Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM; Deyse Kele Silva Fernandes, Estagiária.
Title: Escolher o hibrido certo, ajuda a controlar o caruncho nos grãos de sorgo?
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 20 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 172).
Language: pt_BR
Keywords: Resistência varietal
Armazenagem
Description: Os grãos de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) estão dentre os cereais mais utilizados na alimentação de suínos e aves como fonte energética, e esse cereal surge como opção alternativa para alimentação humana, em função das suas propriedades como alimento funcional. O principal problema encontrado após a colheita, durante o armazenamento dos grãos, é a infestação por insetos, sendo Sitophilus zeamais a principal praga em pós-colheita. O objetivo do trabalho foi avaliar a suscetibilidade de diferentes híbridos comerciais de sorgo granífero durante o armazenamento quanto à infestação por S. zeamais, estimar o peso volumétrico, a taxa de crescimento dos insetos e a perda de massa nos diferentes híbridos comerciais de sorgo. Vinte e nove híbridos comerciais e um híbrido experimental da Embrapa foram utilizados nos bioensaios de suscetibilidade, sendo determinados: o número final de insetos após 70 dias de armazenamento, o peso volumétrico inicial e final, e os valores de taxa de crescimento populacional e perda de massa. Os híbridos 1167092, A9735R, A9721R, Buster, Bravo, Fox, BRS 310 e BM737 foram os menos suscetíveis ao S. zeamais. Os híbridos AG1090, Fox, AS4625, DKB550, AG1060 e 1167092 apresentaram os maiores valores de peso volumétrico entre os materiais em estudo. Observou-se ainda correlação positiva e significativa entre número final de insetos vivos, perda de massa e taxa instantânea de crescimento populacional. Os híbridos 50A50, AG1060, AG1040, BRS332 e 50A10 apresentaram maiores valores percentuais de perda de massa após 70 dias de armazenamento, obtendo-se valor médio de perda de até 18,3% para o híbrido 50A50.
Thesagro: Doença de Planta
Sorghum Bicolor
Praga de Produto Armazenado
Pós-Colheita
Data Documento: 2018-11-26
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol172.pdf3,46 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace