Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100057
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA, I. R. P. de
dc.contributor.authorTRINDADE, R. dos S.
dc.contributor.authorVASCONCELOS, M. J. V. de
dc.contributor.authorPAULA, A. L. S. P. de
dc.contributor.authorGUIMARAES, P. E. de O.
dc.contributor.authorGUIMARAES, L. J. M.
dc.contributor.authorALVES, M. de C.
dc.date.accessioned2019-02-26T00:12:38Z-
dc.date.available2019-02-26T00:12:38Z-
dc.date.created2018-11-26
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100057-
dc.descriptionA tecnologia de duplo-haploides reduz o tempo para obtenção de linhagens homozigotas de milho. Entretanto, um dos fatores que afetam o processo são as plantas diploides (falso-positivos) não eliminadas nas fases iniciais e que permanecem nas etapas subsequentes, consumindo tempo e recursos até a sua correta identificação e eliminação. Nesse estudo, foram analisadas as características morfoanatômicas das células-guarda do estômato, o número de estômatos e a microgametogênese do grão de pólen em genótipos haploides, duplo-haploides e diploides de milho, visando verificar a existência de variabilidade dessas características entre esses tipos de genótipos que pudesse ser utilizada na fase inicial de seleção na obtenção de duplo-haploides. Os resultados desse trabalho mostram importantes informações que permitem distinguir as três classes de plântulas em estádios iniciais, por meio do número de estômatos no limbo foliar e comprimento das células-guarda do estômato. Verificou-se que diploides podem ser distinguidos dos duplo-haploides e haploides por meio do número de estômatos e do comprimento da célula-guarda do estômato. Para número de estômatos, os diploides apresentaram valores intermediários entre os haploides e duplohaploides, média de 8 estômatos/1.000 μm². Para comprimento da célulaguarda, os diploides apresentaram o maior valor, média de 39,18 μm. Por meio do acompanhamento do desenvolvimento da microgametogenese do grão de pólen foi possível distinguir genótipos haploides dos diploides e duplo-haploides. Para distinção de diploides (falso-positivos), em fase inicial da obtenção de duplo-haploides, a contagem do número de estomatos/área e a medida do comprimento das celulas-guarda do estômato constituem técnicas não destrutivas e de fácil uso em laboratório, sendo que a sua implementação aumentará a eficiência do processo de produção de duplohaploides em milho.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 171).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCélula-guarda
dc.subjectMicrogametogenese
dc.subjectCarmin propiônico
dc.titleEstratégias para identificação de falso-positivos no processo de obtenção de duplo-haploides em milho.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2019-02-26T00:12:38Zpt_BR
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroEstômato
dc.format.extent220 p.
riaa.ainfo.id1100057
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-25
dc.contributor.institutionISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS; ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS; MARIA JOSE VILACA DE VASCONCELOS, CNPMS; Ana Luíza Soares Pereira de Paula, Centro universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; MEIRE DE CASSIA ALVES, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
bol171.pdf2.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace