Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1099689
Título: Inoculantes de microrganismos promotores de crescimento em milho: transferindo a diversidade do laboratório para o campo.
Autoria: OLIVEIRA-PAIVA, C. A.
MATTOS, B. B.
GOMES, E. A.
MARRIEL, I. E.
LANA, U. G. de P.
SILVA, U. C. da
SANTOS, V. L. dos
Afiliação: CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS
BIANCA BRAZ MATTOS, CNPS
ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS
IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS
UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS
UBIANA DE CÁSSIA SILVA
VERA LÚCIA DOS SANTOS, Universidade Federal de Minas Gerais.
Ano de publicação: 2018
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Páginas: 20 p.
Conteúdo: O milho é uma commoditie com grande volume de produção no mundo. No entanto, o sistema de produção dessa cultura é ainda altamente dependente de insumos químicos, particularmente em solos tropicais, onde fatores de estresses abióticos relacionados à fertilidade do solo limitam o crescimento e a produção vegetal. Tendo isso, a manutenção e/ou o aumento da competitividade dessa commoditie depende de inovações tecnológicas que permitam a sustentabilidade com a exploração de parâmetros como redução dos custos de produção, dos impactos ambientais e do uso de fontes não renováveis de energia. Diante desse cenário, o desenvolvimento de bioprodutos com aplicação na agricultura tem ganhado força, baseado na produção de insumos de base biológica que podem ser divididos em biofertilizantes, inoculantes e produtos utilizados no biocontrole de pragas e doenças. Países como Argentina, Canadá, África do Sul, Índia, Austrália, Filipinas, Estados Unidos e Brasil abraçaram estas tecnologias e têm investido nesta linha de bioprodutos visando reduzir o uso indiscriminado de agroquímicos e crescer a oferta de produtos que aumentem a tolerância das plantas a estresses de forma eficiente. Prosseguir com sucesso, do laboratório à escala industrial e no campo, é um dos principais desafios para o uso dos bioprodutos. Nem sempre os resultados promissores obtidos em bancadas são reproduzidos no campo, por causa da alta complexidade das interações inoculante-planta e inoculante-microbiota do solo. Com este desafio, cresce a demanda por novos produtos, microrganismos e rotas biotecnológicas capazes de suprir lacunas referentes ao desenvolvimento de inoculantes com fins agrícolas mais eficazes.
Thesagro: População Microbiana
Inoculante
Microbiologia do Solo
Fertilizante
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 227).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc227.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace