Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1099010
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: POMPEU, R. C. F. F.
MARANHÃO, S. R.
SOUZA, H. A. de
CÂNDIDO, M. J. D.
CAVALCANTE, A. C. R.
GUEDES, F. L.
ARAÚJO, R. A. de
FONTINELE, R. G.
LOPES, M. N.
Additional Information: ROBERTO CLAUDIO FERNANDES F POMPEU, CNPC; Samuel Rocha Maranhão; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CPAMN; Magno José Duarte Cândido; ANA CLARA RODRIGUES CAVALCANTE, CNPC; FERNANDO LISBOA GUEDES, CNPC; Ricardo Alves de Araújo; Renato Gomes Fontinele; Marcos Neves Lopes.
Title: Desempenho agronômico de capim-búffel cultivar gayndah sob diferentes regimes hídricos em duas estações (seca e chuvosa).
Publisher: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos. 2018.
Pages: 24 p.
Series/Report no.: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 1).
Language: pt_BR
Keywords: Pennisetum ciliare
Semiárido
Irrigation slides
Description: Resumo: A irregularidade na distribuição da precipitação traz incerteza na oferta hídrica e produção de forragem no semiárido brasileiro, sobretudo sobre a perspectiva de irrigação. A utilização de gramíneas menos exigentes em água vem a ser alternativa salutar, no entanto ainda são incipientes os estudos voltados à irrigação de gramíneas tropicais. Face ao exposto, objetivou-se avaliar o fluxo de biomassa e as características estruturais do capim-búffel cultivar Gayndah em diferentes suprimentos hídricos (30; 60; 90 e 120%) da evapotranspiração de referência nos períodos seco e chuvoso, em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial com três repetições. O experimento foi conduzido na Embrapa Caprinos e Ovinos, Sobral, Ceará (3° 45? 00.77?? S e 40° 20? 38.55?? O) no período de setembro de 2015 a janeiro de 2016. No período seco, verificou-se melhores respostas morfogênicas e acúmulo de biomassa em detrimento ao período chuvoso. Já quanto às lâminas de irrigação, conclui-se, que a adoção da lâmina de 30% da evapotranspiração de referência no período seco, trouxe incremento de biomassa sem prejuízo para a recuperação da gramínea no período das águas, enquanto que a lâmina de 60% promove o suprimento hídrico necessário para a manifestação das melhores repostas morfogênicas.
Thesagro: Gramínea Forrageira
Capim Buffel
Irrigação
NAL Thesaurus: Forage grasses
Brazil
Semiarid zones
Data Documento: 2018-11-08
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC2018BPD01.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace