Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098920
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 7-Nov-2018
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: COSTA, C. L.
BRAZ, C. E. M.
KAMOGAWA, M.
BERNARDI, A. C. de C.
SOUZA, G. B. de
NOGUEIRA, A. R. de A.
Informaçães Adicionais: Cibeli Lira Costa, UFSCar; Carlos Eduardo Mendes Braz, UFSCar; Marcos Yassuo Kamogawa, USP - Esalq; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Título: Determinação de nitrato e amônio por sistema de análise em fluxo em amostras de lixiviado de solo.
Fonte/Imprenta: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2018.
Páginas: 18 p.
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Circular Técnica, 80).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema em fluxo
Conteúdo: Um sistema em fluxo para a determinação de espécies inorgânicas de nitrogênio (amônio e nitrato) em amostras de lixiviado de solo foi desenvolvido para aumentar a eficiência da análise, mantendo sua robustez e sensibilidade. O método baseia-se na transformação dos compostos nitrogenados em amônia, sua difusão é feita por uma membrana hidrofóbica permeável a gás e posterior reação com o indicador ácido-base púrpura de bromocresol. Após se difundir pela membrana e causar mudança de cor na solução indicadora, a amônia é quantificada por espectrofotometria (?= 590 nm). Parâmetros de validação, tais como precisão (repetibilidade e precisão intermediária) e exatidão, foram considerados. A exatidão foi determinada na comparação com valores obtidos por cromatografia iônica, em que foi obtida correlação > 99% (teste t); a precisão intermediária e a repetibilidade foram determinadas a partir da medida de soluções de concentrações conhecidas de nitrogênio total, e foram obtidos coeficientes de variação entre 2,5% e 11%. Os parâmetros envolvidos na reação, como pH, temperatura e ordem de adição e concentração dos reagentes, foram controlados pelo método proposto, que apresenta baixo custo operacional e baixa produção de resíduos químicos.
Thesagro: Nitrogênio
Amostragem
Retenção de Água no Solo
Ano de Publicação: 2018
ISSN: 1981-2086
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Circular80.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace