Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098515
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, L. F. C. de
OLIVEIRA, M. G. de C.
WENDLAND, A.
HEINEMANN, A. B.
GUIMARÃES, C. M.
FERREIRA, E. P. de B.
QUINTELA, E. D.
BARBOSA, F. R.
CARVALHO, M. da C. S.
LOBO JUNIOR, M.
SILVEIRA, P. M. da
SILVA, S. C. da
Additional Information: LUCIENE FROES CAMARANO DE OLIVEIRA, CNPAF; MARCIA GONZAGA DE CASTRO OLIVEIRA, CNPAF; ADRIANE WENDLAND FERREIRA, CNPAF; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; CLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAF; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; ELIANE DIAS QUINTELA, CNPAF; FLAVIA RABELO BARBOSA MOREIRA, CNPAF; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; MURILLO LOBO JUNIOR, CNPAF; PEDRO MARQUES DA SILVEIRA, CNPAF; SILVANDO CARLOS DA SILVA, CNPAF.
Title: Conhecendo a fenologia do feijoeiro e seus aspectos fitotécnicos.
Edition: 2.ed.rev.ampl.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa, 2018.
Pages: 61 p.
Language: pt_BR
Description: Fenologia refere-se ao estudo dos fenômenos periódicos dos seres vivos e suas relações com as condições do ambiente e a correlação com os aspectos morfológicos. A fenologia de uma planta cultivada constitui uma ferramenta eficaz de manejo que possibilita identificar, por meio da observação dos caracteres morfológicos, o tempo fisiológico ao qual se encontram associadas as necessidades desse vegetal que, uma vez atendidas, possibilitarão seu desenvolvimento normal e, consequentemente, alcançarão os rendimentos adequados. A fenologia representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes etapas: germinação, emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento, frutificação, formação das sementes e maturação. A escala de desenvolvimento do feijoeiro compreende duas grandes fases, a vegetativa e a reprodutiva, as quais subdividem-se em dez estádios. A fase vegetativa (V), é constituída dos estádios V0, V1, V2, V3 e V4, e a reprodutiva (R) dos estádios R5, R6, R7, R8 e R9. Os critérios utilizados para identificar os estádios de desenvolvimento do feijoeiro devem considerar as influências de todos os fatores que afetam o comportamento da cultura, sejam do manejo ou do meio ambiente. As plantas têm exigências diferentes de nutrientes e de água nas diferentes fases fenológicas, respondendo melhor ao controle de pragas e doenças, feitos na fase certa. O objetivo desta publicação é identificar momentos para a tomada de decisões de produtores e técnicos, visando aumentar a produtividade do feijoeiro.
Thesagro: Feijão
Fenologia
Planta
Phaseolus Vulgaris
Deficiência Hídrica
Etapa de Desenvolvimento da Planta
Fitotecnia
Data Documento: 2018-10-30
ISBN: 978-85-7035-816-5
Appears in Collections:Livro técnico (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2018lv2edrevampfenologiafeijoeiromar2019.pdf56,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace