Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098042
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: CAMPECHE, D. F. B.
MELO, J. A.
Additional Information: DANIELA FERRAZ BACCONI CAMPECHE, CPATSA; JOSIANE ARAUJO MELO, Engenheira de Pesca Sobradinho, BA.
Title: Piscicultura no Lago de Sobradinho.
Publisher: Cadernos do Semiárido: Riquezas & Oportunidades, Recife, v. 12, n. 12, p. 16-22, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Lago de Sobradinho
Casa Nova
Sento Sé
Bahia
Associação de pescadores
Description: O Lago do Sobradinho é localizado no norte Estado da Bahia, e cercado pelos municípios: Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé Pilão Arcado. A aptidão do lago do Sobradinho para a piscicultura e a grande demanda de mercado para pescado, direcionaram os projetos da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Paranaíba ? CODEVASF- e da Bahia Pesca para a construção de unidades demonstrativas (UDs) de produção de tilápia em tanques-redes, no início da década de 2000. Esse projeto, pioneiro na piscicultura local, contou também com o apoio do Sebrae-BA, da então Secretaria da Pesca e Aquicultura/extinto Ministério da Pesca e Aquicultura e alguns anos depois da Embrapa Semiárido. O propósito foi despertar para a aquicultura, incentivar a atividade e o empreendedorismo, os pescadores e demais produtores rurais locais. Estas ações ocorreram nos municípios de Sobradinho-BA, Casa Nova-BA e Sento Sé-BA pois os mesmos apresentam áreas no lago com característica para o cultivo de tilápia em tanques-redes. As primeiras UDs deram início à formação de associações de produtores que contavam com um número elevado de associados, mais de 30 por associação. Atualmente as associações apresentam um número reduzido de membros, cinco em média. No entanto houve aumento do número de produtores individuais na região que viram nas UDs o potencial da atividade e decidiram investir na atividade. Estes novos piscicultores vieram de outras atividades como agricultura, comércio e funcionários públicos.
Thesagro: Piscicultura
Pesca
Método de Pesca
Sistema de Produção
Tilápia
Pescador
NAL Thesaurus: Artisanal fishing
Fish
Fish culture
Fish development
Fish farms
Agropisciculture
Data Documento: 2018-10-23
ISSN: 2526-2556
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo2.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace