Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1097980
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CORREA, R. S.
MADARI, B. E.
MAGGIOTTO, S. R.
MEDEIROS, J. C. de
CARVALHO, M. T. de M.
OLIVEIRA, J. de M.
MACHADO, P. L. O. de A.
LIMA, M. de L.
SILVA, M. A. S. da
CARVALHO, M. da C. S.
Additional Information: RUBIA SANTOS CORRÊA; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; SELMA REGINA MAGGIOTTO, UNB; JOÃO CARLOS DE MEDEIROS, UFSB; MARCIA THAIS DE MELO CARVALHO, CNPAF; JANAÍNA DE MOURA OLIVEIRA, Faculdade Metropolitana de Anápolis; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, SRI; MATEUS DE LELES LIMA; MELLISSA ANANIAS SOLER DA SILVA, CNPAF; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF.
Title: Quantificação de fluxos de óxido nitroso (N2O) em pastagem por meio de câmaras estáticas manuais e de um método micrometeorológico.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2018.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 53).
Language: pt_BR
Keywords: Óxido nitroso
Câmara estática
Fluxo gradiente
Integração lavoura-pecuária
Description: A caracterização de fluxos de gases de efeito estufa (GEE) em agroecossistemas tropicais é relevante devido à crescente importância relativa da contribuição do setor agropecuário para as emissões nacionais de GEE. No Brasil, as emissões de óxido nitroso (N2O) aumentaram sensivelmente nas duas últimas décadas, onde as principais fontes são a criação de animais em pastagem e o uso de fertilizantes minerais sintéticos. O método mais utilizado para quantificar os fluxos de N2O em todos os ecossistemas é o das câmaras estáticas manuais. Contudo, muitas vezes, há dificuldades em se obter dados representativos, devido à grande heterogeneidade espacial dos fluxos de N2O e à frequência relativamente baixa de amostragem, tanto no espaço quanto no tempo. Por outro lado, os métodos micrometeorológicos, como o do fluxo gradiente utilizado neste trabalho, possibilitam medições automatizadas em áreas de produção e com alta resolução temporal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o método das câmaras estáticas manuais em comparação com o método do fluxo-gradiente em pastagem sob o sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) no Cerrado, em Goiás. O método das câmaras estáticas manuais foi satisfatório na quantificação de picos de emissão maiores que 50 ng m-2 s-1 de N-N2O, porém, geralmente subestimou os fluxos baixos (<50 ng m-2 s-1 de N-N2O) em comparação com o método do fluxo-gradiente. Como neste estudo os fluxos baixos caracterizaram mais de 95% das emissões de N2O, concluiu-se que essa subestimação na faixa de fluxos mais baixos poderia contribuir para a subestimação da emissão total de N2O em determinado período de interesse. Esses resultados são relevantes para o conhecimento do nível de erro e avaliação crítica de estudos de emissão de N2O do solo realizados com o método das câmaras estáticas manuais, sobretudo em agroecossistemas que incluem pastagens.
Thesagro: Efeito Estufa
Cerrado
Data Documento: 2018-10-23
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2018bpdesenv53.pdf3,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace