Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1097194
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: BARROS, A. H. C.
VAREJÃO-SILVA, M. A.
TABOSA, J. N.
SILVA, A. B. da
ARAUJO FILHO, J. C. de
SANTIAGO, G. A. C. F.
Additional Information: ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; MÁRIO ADELMO VAREJÃO-SILVA, UFRPE; JOSÉ NILDO TABOSA, IPA, RECIFE; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; GABRIELA AYANE CHAGAS FELIPE SANTIAGO, UFPE.
Title: Critérios metodológicos e potencial climático do Estado de Alagoas para culturas agrícolas nos cenários pluviométricos seco, regular e chuvoso.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2018.
Pages: 115 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 251).
Language: pt_BR
Description: Este trabalho apresenta a aptidão climática do Estado de Alagoas para oito culturas agrícolas: algodão herbáceo, cana-de-açúcar, feijão phaseolus, feijão vigna, mamona, mandioca, milho e sorgo. O estudo foi desenvolvido pela Embrapa Solos UEP Recife, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas / Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de gerar informações para subsidiar o planejamento e o aperfeiçoamento do uso das terras do estado. No que se refere à metodologia, foram utilizados procedimentos diferentes dos tradicionalmente adotados nos zoneamentos climáticos, os quais se baseiam nas médias históricas dos totais mensais de chuva. Nesta nova abordagem, três cenários pluviométricos foram considerados: anos secos, anos regulares e anos chuvosos, com base nas séries históricas de dados de chuva, as quais representam a variabilidade natural do regime pluviométrico. A ideia é que um dos cenários pluviométricos disponibilizados seja adotado pelo usuário, em função dos prognósticos de previsão pluviométrica publicados antecipadamente pelos núcleos de meteorologia, obtidos por meio de análises dos modelos numéricos regionais e globais atualmente em uso. Esta nova abordagem climatológica é especialmente importante nos ambientes semiáridos do Nordeste do Brasil, onde são grandes as variações anuais nas precipitações pluviométricas. Observou-se que nos anos considerados secos a deficiência hídrica restringe o cultivo de praticamente todas as culturas no semiárido de Alagoas. Nesse cenário de menor precipitação pluvial, o sorgo, o algodão, a mamona e o feijão caupi sofrem menor restrição para seu cultivo em função da maior tolerância às condições de deficiência hídrica. Em anos com chuvas regulares, cerca de 40% da área do estado não apresenta restrições climáticas para as culturas avaliadas, excetuando-se o milho e o feijão phaseolus. Os anos chuvosos apresentam as melhores condições climáticas para os cultivos, no entanto, partes da região da Zona da Mata e do Litoral do estado podem apresentar moderado excesso hídrico, podendo prejudicar a colheita e secagem de grãos, principalmente nas áreas limítrofes com o Estado de Pernambuco.
Thesagro: Zoneamento Climático
Clima
Pluviometria
Planejamento
Uso da Terra
NAL Thesaurus: Zoning
Climate
Planning
Land use
Data Documento: 2018-10-10
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD251CriteriosmetodologicosALMapasOtimizado.pdf27,34 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace