Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1097104
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: COSTA, J. F. da V.
LOPES, S. da S.
BARROS, B. de A.
CARNEIRO, A. A.
SOUSA, S. M. de
Additional Information: Jéssica Fabiane da Veiga Costa, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM; Simara da Silva Lopes, Universidade Federal de São João de Rei; BEATRIZ DE ALMEIDA BARROS, CNPMS; ANDREA ALMEIDA CARNEIRO, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS.
Title: Determinação do número de cópias de transgenes em eventos de tabaco por PCR em tempo real.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 23 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 168).
Language: pt_BR
Keywords: Transgênico
Description: Por causa da facilidade de regeneração in vitro e de transformação via agrobactéria, o tabaco tem sido considerado um sistema modelo ideal para a transferência de genes e estudos genético-moleculares. Métodos eficientes para caracterizar plantas transgênicas são importantes para entender o estado fisiológico do transformante. A técnica de PCR em tempo real pode ser usada para determinar a zigosidade em plantas transgênicas e o número de cópias do transgene. Em plantas transgênicas, o número de cópias do transgene pode influenciar o nível de expressão e a estabilidade genética do gene alvo, o que torna a estimativa do número de cópias do transgene extremamente importante na pesquisa com culturas geneticamente modificadas. O gene Axi1, envolvido na ação das auxinas, já foi utilizado anteriormente como controle endógeno na determinação de número de inserções de trangenes de tabaco, no entanto, não foi confirmado se esse gene é cópia única. Portanto, o objetivo desse trabalho foi estabelecer uma metodologia para determinar o número de cópias em plantas transgênicas de tabaco, utilizando PCR em tempo real (qPCR). Plantas de tabaco (Petit havana) foram transformadas via Agrobacterium tumefaciens EHA101 e regeneradas de calos selecionados em meio de brotamento e enraizamento com vetor vazio (pMCG1005), com o gene de arroz Phosphorus Starvation Tolerance 1 (OsPstol1) e seus homólogos em milho (ZmPstol3.06, ZmPstol8.02 e ZmPstol8.05_1) e sorgo (Sb07g002840, Sb03g031690 e Sb03g006765) sob o promotor da ubiquitina e com o gene de seleção Bar. Para confirmar o número de cópias do gene Axi1, um fragmento desse gene de tabaco foi clonado no vetor pGEM-T Easy e utilizado na confeccção de uma curva padrão. O número de cópias do gene foi obtido plotando-se valores de Ct obtidos de amostras de DNA genômico de tabaco de concentração conhecida nessa curva. Essa abordagem demonstrou que o gene Axi1 encontra-se em cópia única no genoma do tabaco. Assim, onze eventos de tabaco transgênico T0 fora avaliados com o método 2-?Ct para determinar o número relativo de cópias do gene Bar no genoma, utilizando Axi1 como gene de referência. Uma amostra com uma cópia (ZmPstol8.02 Ev.6) foi estabelecida pelo metódo 2-?Ct e utilizada como referência de cópia única usando o método 2-??Ct. Os resultados da determinação do número de cópias foram concordantes com as taxas de segregação em plantas T1 com o genótipo Bar de cada evento. Todos os três eventos cópia únicas tiveram segregação Mendeliana de 3:1 e esses resultados confirmam que Axi1 é um gene cópia única e pode ser usado como um controle endógeno para avaliar o número de cópias com o método 2-??Ct em tabaco transgênico.
Thesagro: Planta Transgênica
Engenharia Genética
Data Documento: 2018-10-09
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol168.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace