Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1096820
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Documentos (INFOTECA-E)
Issue Date: 2018
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FONSECA, M. F.
MAGALHÃES, L. A.
FERREIRA, R. R. M.
PAIM, F. A. de P.
SILVA, C. R. V. da
SANTANA, V. L.
Additional Information: MARCELO FERNANDO FONSECA, CNPM; LUCIOLA ALVES MAGALHAES, CNPM; ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CPAF-AC; FERNANDO ANTONIO DE PADUA PAIM, CNPM; CIRO RUIZ VICENTE DA SILVA, ESTAGIÁRIO CNPM; VITOR LEAL SANTANA, MDS.
Title: Identificação de municípios prioritários para implantação de cisternas e outras tecnologias de acesso à água no Semiárido.
Publisher: Campinas: Embrapa Territorial, 2018.
Pages: 36 p.
Series/Report no.: (Embrapa Territorial. Documentos, 122)
Language: pt_BR
Keywords: Política territorial
Description: O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água da Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas) é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) desde 2003. Trata-se de um programa que vem se mostrando exitoso, ao tornar a convivência com o Semiárido mais digna e humana para milhões de famílias rurais por meio da promoção do acesso à água, sobretudo durante os meses de estiagem. O objetivo deste estudo foi identificar municípios prioritários para a implantação de novas cisternas nessa região, auxiliando no direcionamento de investimentos públicos para áreas do território que demandam maior atenção. Por meio da ferramenta estatística Hot Spot Analysis (Getis-Ord Gi*), do software de geoprocessamento ArcGIS, foi possível processar os dados de variáveis pré-selecionadas do que denominamos quadros natural e social. Para o quadro natural, foram considerados o índice de aridez, o registro de eventos de seca e o índice de unidades hidroestratigráficas; para o quadro social, foram considerados o índice de desenvolvimento humano municipal, o índice de vulnerabilidade à desnutrição, a demanda qualificada por cisternas e a taxa de mortalidade infantil por doenças diarreicas. Como resultado do processamento, da análise e integração dos dados dessas 7 variáveis, foi possível elencar 61 municípios do Semiárido brasileiro que apresentam maior vulnerabilidade e, consequentemente, nível muito alto de prioridade para a implantação de novas unidades de cisternas para consumo humano.
Thesagro: Análise Estatística
Políticas Públicas
Sistema de Informação Geográfica
Year: 2018-10-03
ISSN: 0103-7811
Appears in Collections:Série Documentos (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4979.pdf22,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace