Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1096221
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Leite - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Data do documento: 24-Set-2018
Tipo do Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Autoria: CARVALHO, G. R.
CHRIST, A. da S.
ROCHA, D. T. da
RESENDE, J. C. de
SIQUEIRA, K. B.
STOCK, L. A.
LANA, M. S.
HOTT, M. C.
ANDRADE, R. G.
TEIXEIRA, S. R.
MAGALHAES JUNIOR, W. C. P. de
Batista, G.
TOSTES, V.
Informaçães Adicionais: GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL; ANDERSON BRIGHENTI SILVA CHRIST, CNPGL; DENIS TEIXEIRA DA ROCHA, CNPGL; JOAO CESAR DE RESENDE, CNPGL; KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL; MANUELA SAMPAIO LANA, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; SERGIO RUSTICHELLI TEIXEIRA, CNPGL; WALTER COELHO P DE MAGALHAES JUNIOR, CNPGL; Giovanna Batista, UFJF; Vinícius Tostes, UFJF.
Título: Nota de Conjuntura. Leite e Derivados. Setembro de 2018.
Fonte/Imprenta: In: Nota de Conjuntura. Intelactus. Juiz de Fora, set, 2018.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Captação de leite
Mercado brasileiro
Concentrado
Conteúdo: Os dados de captação de leite sob inspeção no primeiro semestre, as variações de preços, custos e a taxa de câmbio são os destaques da conjuntura neste mês. A aquisição de leite recuou 0,4% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em maio, em função da greve dos caminhoneiros, a captação caiu 9,3% em relação a maio de 2017. Mas a greve dos caminhoneiros também teve seu efeito sobre os preços do leite, que aliada ao período de entressafra, acabou levando a uma forte alta em julho e agosto, quando atingiu R$ 1,66 por litro pago ao produtor, na média Brasil. Entretanto, essa alta ao produtor já perdeu força com início das quedas no mercado consumidor e na indústria. A dúvida principal é sobre o tamanho da queda, mas acreditamos que não seja tão acentuada como a observada no 2º semestre de 2017. Essa suposição está baseada em três pontos principais: 1) o volume de importação é menor; 2) a expansão da oferta tende a ficar relativamente estável; 3) os custos seguem em alta, devido principalmente à elevação de preços dos grãos e a taxa de câmbio que recentemente tem pressionado os custos. Um outro fator de preocupação refere-se as margens dos laticínios, que desde meados de 2016 permanecem deprimidas nos mercados de UHT, pó e muçarela. Confira essa análise completa com mais detalhes na NOTA DE CONJUNTURA da Plataforma de Inteligência Intelactus em sua edição de setembro de 2018 que também apresenta dados do cenário internacional, no qual os preços estão em queda recente.
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
201809NotaConjunturaSetembro2018.pdf605,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace