Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1095705
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 14-Set-2018
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: NICODEMO, M. L. F.
GARCIA, A. R.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
PACIULLO, D. S. C.
Informaçães Adicionais: MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPPSE; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL.
Título: Desempenho, saúde e conforto animal em sistemas silvipastoris no Brasil.
Fonte/Imprenta: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2018.
Páginas: 45 p.
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Documentos, 129).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Animais domésticos criados nos trópicos estão sujeitos ao estresse por calor em grande parte do tempo. Bovinos, por exemplo, estarão confortáveis com radiação incidente de até 800 W/m²/hora (NAÃS, 1989), e é comum, nas condições brasileiras (mesmo de subtrópico), a radiação incidente ultrapassar 1.000 W/m²/hora. O estresse por calor provoca alterações de comportamento e de fisiologia que podem prejudicar o desempenho e a saúde dos animais. O gasto de energia para manter a temperatura corporal dentro da faixa desejável é priorizado em detrimento da manutenção da resposta imunológica e do ganho de peso ou da produção de leite. Os benefícios no controle do estresse por calor são frequentemente atribuídos aos sistemas silvipastoris (SSP), que combinam árvores e pastagens. Porém, a questão que se coloca é: o que, de fato, temos como resultado de pesquisas no Brasil que suporte essa afirmativa? O propósito aqui é destacar o efeito do estresse por calor no animal e revisar os resultados de experimentos que estudaram o impacto de SSP no conforto e na saúde animal, com foco em ruminantes, no Brasil.
Thesagro: Calor
Sanidade Animal
Imunologia
Pastagem
Ano de Publicação: 2018
ISSN: 1980-6841
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesempenhoSaudeConforto.pdf4,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace