Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1095428
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2002
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: GAZEL FILHO, A. B.
LIMA, J. A. de S.
PEREIRA, J. F.
CARVALHO, A. C. A. de
Additional Information: ADERALDO BATISTA GAZEL FILHO, CPAF-AP; JORGE ARAUJO DE SOUSA LIMA, CNPS; JOSE FRANCISCO PEREIRA, CPAF-AP; ANTONIO CLAUDIO ALMEIDA DE CARVALHO, CPAF-AP.
Title: Coleta e caracterização de matrizes de açaizeiro (Euterpe Oleracea Mart) para fruto.
Publisher: Macapá: Embrapa Amapá, 2002.
Pages: 16 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 56).
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste trabalho é relatar os resultados do agrupamento de 39 matrizes de açaizeiro para frutos, coletadas em alguns municípios dos estados do Amapá e Pará. Foi adotada a seguinte lista de descritores: número de estipes por touceira; altura do estipe; circunferência do estipe (a 1m do solo); número de folhas por planta; número de pares de folíolos; número de cachos por planta; peso total do cacho; peso de frutos por cacho; comprimento de ráquis por cacho; número de ráquilas por cacho; peso de 100 frutos; peso de 100 sementes; e rendimento de polpa/fruto. As características número de estipes por touceira, peso de frutos por cacho e peso do cacho foram as que apresentaram maiores variações fenotípicas. A análise multivariada indicou que as 39 matrizes formaram quatro grupos caracterizados pelo peso de sementes, peso de frutos e números de cachos por planta, as quais foram os caracteres mais importantes, dentre aqueles que levaram à formação dos grupos.
Thesagro: Açaí
Euterpe Oleracea
Fruto
Recurso Genético
Data Documento: 2018-09-11
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2002BPD56.pdf232,63 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace