Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1095218
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 6-Set-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SALOMAO, A. N.
SANTOS, I. R. I.
JOSE, S. C. B. R.
PADILHA, L. S.
MUNDIM, R. C.
Informaçães Adicionais: ANTONIETA NASSIF SALOMAO, Cenargen; IZULME RITA IMACULADA SANTOS, Cenargen; SOLANGE CARVALHO B ROVERI JOSE, Cenargen; LUCIMAR SILVA PADILHA, Cenargen; ROSANGELA CALDAS MUNDIM, Cenargen.
Título: Criopreservação de sementes de Cybistax antisyphilitica (Mart.) Mart. - Bignoniaceae.
Fonte/Imprenta: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2018.
Páginas: 24
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 338)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ipê-verde
Conteúdo: A criopreservação é a técnica de conservação em longo prazo mais apropriada para sementes como as de Cybistax antisyphilitica, ortodoxas e não longevas. Visando determinar as melhores condições para a conservação criogênica da espécie, sementes com teor inicial de água de 24,1% foram desidratadas sobre sílica gel por 0, 24, 48, 72 e 96 h. Seguindo-se a cada período de dessecação, foi determinado o teor de água das sementes, conduzidos testes de germinação e sanidade e subamostras foram armazenadas em nitrogênio líquido por três e seis meses. Para cada combinação entre período de desidratação e período de congelamento, foram repetidos os testes de germinação e sanidade. Após desidratação, houve perda de germinabilidade de 62% (24,1% de umidade) para 37% (4% de umidade). Em sementes de todos os tratamentos, os fungos prevalentes foram Phomopsis sp. e Lasiodiplodia theobromae (Pat.) Griffon & Maubl. Os teores de água de 4,6% (72h de desidratação) e 4,0% (96h de desidratação) foram os mais adequados para o armazenamento das sementes em nitrogênio líquido por seis meses, pois a germinabilidade foi superior a 56%.
Thesagro: Desidratação
Germinação
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim338criocybistax.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace