Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1095012
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 3-Set-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SANCHES, M. M.
WULFF, N. A.
SILVA, M. R. L.
LEITE JUNIOR, R. P.
FERREIRA, E. A.
SANTOS, J. F. dos
LOPES SILVA, M.
ANGARTEN, M. B. de O.
ISHIDA, A. K. N.
OLIVEIRA, R. P. de
LUCCAS, B. E. G. de
CARBONARI, J. J.
MARTINS, O. M.
Informaçães Adicionais: MARCIO MARTINELLO SANCHES, Cenargen; Nelson Arno Wulff, Fundecitrus; Michele Regina Lopes Silva, Instituto Agronômico do Paraná; Rui Pereira Leite Júnior, Instituto Agronômico do Paraná; Ester Alice Ferreira, EPAMIG, Lavras-MG; Jumara Fernandes dos Santos, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia; MARCELO LOPES DA SILVA, Cenargen; Marília Bittencourt de Oliveira Angarten, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; ROBERTO PEDROSO DE OLIVEIRA, CPACT; Bruna Eliza Gonçalves de Luccas, Centro Universitário de Brasília (UNICEUB); Jairo João Carbonari, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-RS; OLINDA MARIA MARTINS, Cenargen.
Título: Levantamento de huanglongbing (HLB) em citros no Brasil e diagnose dos agentes etiológicos.
Fonte/Imprenta: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2018.
Páginas: 21
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 337)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Huanglongbing
Fitoplasma
16SrIX
Conteúdo: O huanglongbing (HLB) é a doença de citros mais importante no mundo. No Brasil tem como agentes etiológicos ?Candidatus Liberibacter asiaticus? e ?Ca. Liberibacter americanus?. Também há associação de fitoplasmas do grupo 16SrIX com sintomas de HLB, porém tratando-se de outro patossistema. No Brasil, ?Ca. Liberibacter? é uma praga regulamentada com o status de quarentenária presente nos Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Paraná (PR). Este levantamento teve como objetivos identificar a presença de plantas com sintomas de HLB em pomares de citros e realizar a diagnose dos agentes etiológicos. Pomares de laranjeira doce, limeira e tangerineira nos Estados da Bahia (BA), Pará (PA), Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG) e Paraná (PR), e no Distrito Federal (DF), foram inspecionados vetores foram coletadas e submetidas à diagnose. As regiões afetadas pelo HLB nos Estados de São Paulo e Minas Gerais (Triangulo Mineiro) não foram amostradas pelo maior histórico de ocorrência da doença. Foram realizados testes PCR ou qPCR com primers específicos para ?Ca. Liberibacter asiaticus/americanus? e ?Ca. Phytoplasma spp.?. Um total de 324 amostras foliares e 70 insetos Diaphorina citri foram analisados a partir de 252 pomares inspecionados. Houve detecção de ?Ca. Liberibacter asiaticus nos Estados do Paraná e Minas Gerais, sendo, neste último Estado, encontrado em novas regiões produtoras. Fitoplasmas foram encontrados apenas no DF, com baixa incidência, não acarretando até o momento prejuízos em virtude de confusão de sintomas com HLB. Não houve detecção de ?Ca. Liberibacter asiaticus/americanus? no RS, BA, DF e PA, atualmente áreas livres de HLB.
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim337citrus11.pdf681,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace