Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1094304
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: CAMPOS, D. V. B. de
MACHADO, P. L. O. de A.
Additional Information: DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, CNPAF.
Title: Fracionamento físico da matéria orgânica.
Publisher: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 3, cap. 7, p. 415-425.
Language: pt_BR
Description: O fracionamento físico é utilizado para identificar a distribuição do carbono orgânico em diversos compartimentos com dinâmicas e funções definidas, e assim avaliar a sua qualidade, sendo mais útil para estudar a ciclagem do carbono no solo. Esse método de fracionamento físico apresenta resultados satisfatórios para o monitoramento de solos submetidos a diferentes usos e manejos, principalmente com a análise das camadas superficiais do solo, pela maior intensidade da deposição de resíduos orgânicos bem como da variação quanto à transformação desses resíduos. No fracionamento físico, primeiramente ocorre a separação dos materiais orgânicos do solo de baixa densidade (fração leve) da matéria orgânica associada às partículas areia, silte e argila (fração pesada).
Thesagro: Matéria Orgânica
Solo
Fracionamento
NAL Thesaurus: Soil organic matter
Data Documento: 2018-08-21
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pt3Cap7Fracionamentofisicodamateriaorganica.pdf291,95 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace