Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1093488
Título: Perfil de voláteis, constitutivos e induzidos por herbivoria, de frutos de diferentes variedades de café e sua influência sobre o comportamento de Hypothenemus hampei.
Autoria: MICHEREFF, M. F. F.
BLASSIOLI-MORAES, M. C.
BORGES, M.
MORAIS, S. D. de
MAGALHÃES, D. M.
LAUMANN, R. A.
SILVA, C. C. A. da
MENEGHIN, A. M.
COSTA, J. N. M.
Afiliação: MIRIAN FERNANDES FURTADO MICHEREFF
MARIA CAROLINA BLASSIOLI MORAES, CENARGEN
MIGUEL BORGES, CENARGEN
SAMUEL DIVINO DE MORAIS
DIEGO MARTINS MAGALHÃES
RAUL ALBERTO LAUMANN, CENARGEN
CLEONOR CAVALCANTE ALVES DA SILVA, CENARGEN
ANA MARIA MENEGHIN, INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ
JOSE NILTON MEDEIROS COSTA, CPAF-RONDONIA.
Ano de publicação: 2018
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2018.
Páginas: 19
Conteúdo: A broca-do-café, Hypothenemus hampei (Ferrari) (Coleoptera: Curculionidae), é atualmente a principal ameaça à produção de café no mundo. Embora, alguns estudos tenham sido realizados com semioquímicos das plantas hospedeiras para identificar possíveis atrativos para H. hampei, ainda não se chegou a um consenso sobre quais voláteis emitidos pelos frutos de café poderiam ser responsáveis pela atratividade da broca. Adicionalmente, poucas variedades de café foram estudas até hoje. Assim, a meta deste trabalho foi avaliar a produção de compostos orgânicos voláteis pelos frutos verdes de três variedades comerciais de café: Catuai, IBC-Palma e Obatã e a influência destes voláteis sobre o comportamento de busca de fêmeas de H. hampei. Para isto, foram conduzidas aerações de frutos verdes de cada uma das variedades. As amostras de aeração foram analisadas por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas para identificação química dos compostos, e por cromatografia gasosa acoplada à detecção de ionização de chamas para a quantificação dos compostos orgânicos voláteis. Para avaliar a atratividade de H. hampei aos voláteis emitidos pelos frutos, foram conduzidos bioensaios em olfatometria em ?Y?. As análises químicas dos frutos verdes de IBC-Palma, Catuai e Obatã mostraram que as três variedades produzem perfis diferentes de voláteis, mas com alguns compostos em comum. Os principais compostos em comum foram: limoneno, (E)-ocimeno, conoftorina (7-Metil-1,6 dioxaespiro [4.5] decano), óxido de trans-linalol, óxido de cis-linalol, linalol, (E)-4,8-dimetil-1,3,7-nonatrieno (DMNT), salicilato de metila, geranilacetona, β-acoradieno, α-acoradieno, (E,E)-α-farneseno e trimetil-1,3,7,11-tridecatetraeno (TMTT). A principal diferença entre Catuai e as outras cultivares é a produção em maior quantidade dos monoterpenos α- e β-pineno, já as fêmeas de H. hampei responderam aos voláteis emitidos pelos frutos com e sem infestação de coespecíficos.
Thesagro: Praga
Inseto
Palavras-chave: Broca-do-café
Série: (Circular Técnica / Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 93).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
circular93FINAL1.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace