Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1093488
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 23-Jul-2018
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: MICHEREFF, M. F. F.
BLASSIOLI-MORAES, M. C.
BORGES, M.
MORAIS, S. D. de
MAGALHÃES, D. M.
LAUMANN, R. A.
SILVA, C. C. A. da
MENEGHIN, A. M.
COSTA, J. N. M.
Informaçães Adicionais: Mirian Fernandes Furtado Michereff, Bióloga, Bolsista, Dra., Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; MARIA CAROLINA BLASSIOLI MORAES, Cenargen; MIGUEL BORGES, Cenargen; Samuel Divino de Morais, Biólogo, Colaborador, Dr., Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Diego Martins Magalhães, Biólogo, Colaborador, Dr., Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; RAUL ALBERTO LAUMANN, Cenargen; CLEONOR CAVALCANTE ALVES DA SILVA, Cenargen; Ana Maria Meneghin, Agrônoma, Pesquisadora, Dra., Instituto Aagronômico do Paraná; JOSE NILTON MEDEIROS COSTA, CPAF-Rondonia.
Título: Perfil de voláteis, constitutivos e induzidos por herbivoria, de frutos de diferentes variedades de café e sua influência sobre o comportamento de Hypothenemus hampei.
Fonte/Imprenta: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2018.
Páginas: 19
Série: (Circular Técnica / Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 93).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Broca-do-café
Conteúdo: A broca-do-café, Hypothenemus hampei (Ferrari) (Coleoptera: Curculionidae), é atualmente a principal ameaça à produção de café no mundo. Embora, alguns estudos tenham sido realizados com semioquímicos das plantas hospedeiras para identificar possíveis atrativos para H. hampei, ainda não se chegou a um consenso sobre quais voláteis emitidos pelos frutos de café poderiam ser responsáveis pela atratividade da broca. Adicionalmente, poucas variedades de café foram estudas até hoje. Assim, a meta deste trabalho foi avaliar a produção de compostos orgânicos voláteis pelos frutos verdes de três variedades comerciais de café: Catuai, IBC-Palma e Obatã e a influência destes voláteis sobre o comportamento de busca de fêmeas de H. hampei. Para isto, foram conduzidas aerações de frutos verdes de cada uma das variedades. As amostras de aeração foram analisadas por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas para identificação química dos compostos, e por cromatografia gasosa acoplada à detecção de ionização de chamas para a quantificação dos compostos orgânicos voláteis. Para avaliar a atratividade de H. hampei aos voláteis emitidos pelos frutos, foram conduzidos bioensaios em olfatometria em ?Y?. As análises químicas dos frutos verdes de IBC-Palma, Catuai e Obatã mostraram que as três variedades produzem perfis diferentes de voláteis, mas com alguns compostos em comum. Os principais compostos em comum foram: limoneno, (E)-ocimeno, conoftorina (7-Metil-1,6 dioxaespiro [4.5] decano), óxido de trans-linalol, óxido de cis-linalol, linalol, (E)-4,8-dimetil-1,3,7-nonatrieno (DMNT), salicilato de metila, geranilacetona, β-acoradieno, α-acoradieno, (E,E)-α-farneseno e trimetil-1,3,7,11-tridecatetraeno (TMTT). A principal diferença entre Catuai e as outras cultivares é a produção em maior quantidade dos monoterpenos α- e β-pineno, já as fêmeas de H. hampei responderam aos voláteis emitidos pelos frutos com e sem infestação de coespecíficos.
Thesagro: Praga
Inseto
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
circular93FINAL1.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace