Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092338
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: SANTOS, F. C. dos
MENDES, S. M.
SILVA, A. F. da
SILVA, D. D. da
PASSOS, A. M. A. dos
RESENDE, R. M. S.
PESSOA, S. T.
PIMENTEL, M. A. G.
OLIVEIRA, I. R. de
RODRIGUES, J. A. S.
CHAVES, F. F.
BORGHI, E.
LANDAU, E. C.
COTA, L. V.
RESENDE, A. V. de
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
GUIMARAES, D. P.
VIANA, P. A.
KARAM, D.
NOCE, M. A.
FIGUEIREDO, A. B. A. de
BRANDAO, A. L.
Informaçães Adicionais: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; ALEXANDRE MARTINS ABDAO DOS PASSOS, CNPMS; ROSANGELA MARIA SIMEAO, CNPGC; SILVIO TORRES PESSOA, CNPMS; MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CNPMS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; FREDSON FERREIRA CHAVES, CNPMS; EMERSON BORGHI, CNPMS; ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS; PAULO AFONSO VIANA, CNPMS; DECIO KARAM, CNPMS; MARCO AURELIO NOCE, CNPMS; Allan Bruno Almeida de Figueiredo; Anderson Luiz Brandão.
Título: A agropecuária do sul do Matopiba em perspectiva: Circuito solos arenosos da região Cocos-Jaborandi.
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Páginas: 67 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 222).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sustentabilidade
Conteúdo: No mês de novembro de 2017, foi iniciado um projeto de pesquisa entre a Embrapa Milho e Sorgo e a Fazenda Trijunção, com previsão de trabalho em parceria por cinco anos de duração. Dentre as ações do projeto, com foco em ?intensificação agrícola visando a sustentabilidade do uso de solos arenosos?, foi realizado o Circuito Solos Arenosos da Região Cocos-Jaborandi, com a finalidade de realizar um levantamento dos sistemas de produção das lavouras e da pecuária com foco nas práticas de manejo que vêm sendo utilizadas nas propriedades agrícolas da região do Oeste baiano, notadamente envolvendo os municípios de Cocos, Jaborandi, Mambaí e Sítio da Abadia. Esse diagnóstico permitiu identificar as principais tendências tecnológicas do agronegócio, as demandas em pesquisa local ligadas às limitações e aos desafios para ganhos de produtividade com sustentabilidade e o panorama socioeconômico da região. Para realização do Circuito foram formadas três equipes que percorreram entre os dias 6 e 8 de março de 2018 as propriedades no entorno da Fazenda Trijunção, local onde serão realizadas as pesquisas com solos arenosos do Projeto. As equipes foram compostas por empregados da Embrapa, da Fazenda Trijunção e um funcionário da WWF (World Wildlife Fund). As propriedades rurais visitadas, num total de 18, foram selecionadas pelos empregados da Fazenda Trijunção com apoio da Embrapa, e com foco nos produtores formadores de opinião na região, em propriedades representativas dos sistemas de produção locais, seja de sequeiro, seja irrigado (Figura 1). A soma da área total das propriedades visitadas foi de 242.000 ha, com área cultivada total de cerca de 67.000 ha, distribuídos entre regime de sequeiro e irrigado, contemplando as culturas citadas na Figura 2. O tamanho médio das áreas irrigadas equivale a 1.501 ha, com as áreas variando de 197 a 9.350 ha. Foram relatadas produtividades médias de 52 sc ha-1 de soja, 153 sc ha-1 de milho e 310 arrobas ha-1 de algodão em caroço. Durante as visitas, foram aplicados questionários ao produtor, ou gerente das fazendas, envolvendo basicamente os temas sistemas de produção, pecuária, manejo da fertilidade do solo, manejo fitossanitário (pragas, doenças e plantas daninhas), armazenamento de grãos e transferência de tecnologias, e foi feito levantamento de demandas locais de pesquisa. Em algumas propriedades, foram realizadas também avaliações de talhões cultivados in loco registradas por meio de boletas de campo. Essas informações foram processadas para apresentação e discussão neste documento.
Thesagro: Sistema de Produção
Manejo do Solo
Produtividade
Ano de Publicação: 2018-06-07
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc222.pdf7,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace