Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-05-16T00:17:41Z-
dc.date.available2018-05-16T00:17:41Z-
dc.date.created2018-05-15
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationBrasília, DF, Ano 6, n. 22, maio./ago. 2017.
dc.identifier.issn2359-3172
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091425-
dc.descriptionHortaliças tradicionais e plantas alimentícias não convencionais (PANC) não fazem parte do sistema de cultivo comercial em escala, nem contam com uma cadeia produtiva organizada, uma condição que reforçou a dispersão de suas espécies, muitas das quais terminaram por desaparecer da mesa, da cultura e também das vistas de comunidades que mantinham o cultivo e o consumo de plantas como jacatupé, ora-pro-nóbis, taioba, mangarito, vinagreira, peixinho, chuchu-de-vento, entre muitas outras hortaliças classificadas como PANC. Mas graças a iniciativas voltadas para a preservação e o resgate dessas plantas, e que incluem desde o projeto de multiplicação de material genético de vegetais (bancos de germoplasma), caracterizados como hortaliças PANC, à instalação de uma rede de bancos comunitários para disponibilizar o acesso de mudas a interessados no plantio de algumas espécies - seja raiz, tubérculo, folha, fruto ou flor ? as hortaliças tradicionais estão fazendo o caminho de volta. Capitaneada pela Embrapa Hortaliças, e envolvendo diversas instituições, a missão de preservação e conservação das PANC já agrega aliados de peso, como empresas estaduais de pesquisa, universidades, extensão rural e associações de produtores, por exemplo. Nessa edição, os pesquisadores Nuno Madeira e Neide Botrel contam como tudo começou, registram os avanços e alinham os possíveis - e positivos - novos cenários que se avizinham para a conservação desse patrimônio genético da nossa biodiversidade. Essa edição também relata o sucesso obtido pelo híbrido de melão amarelo BRS Araguaia, que surpreende pelo potencial produtivo e pela resistência ao principal fungo que ataca a cultura. Há também um texto sobre como o uso do composto orgânico bokashi está relacionado ao aumento da matéria orgânica do solo e ao controle de uma doença limitante para a produção de tomate. Os artigos assinados trazem os pesquisadores Miguel Michereff Filho e Núbia Maria Correia dissertando, respectivamente, sobre o uso abusivo de agrotóxicos e a resistência de plantas daninhas a herbicidas. Além disso, a seção ?Estante? apresenta os últimos dois livros lançados pela Embrapa Hortaliças, sobre nematoides em hortaliças e pós-colheita de pimentão.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHortaliça tradicional
dc.subjectEmbrapa Hortaliças
dc.titleHORTALIÇAS EM REVISTA. Ações de resgate e de multiplicação das hortaliças não convencionais promovem sua volta ao campo e à mesa.
dc.typeFascículos de periódicos
dc.date.updated2019-06-07T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroMelão
dc.subject.thesagroAgrotóxico
dc.subject.thesagroComposto Orgânico
dc.subject.thesagroErva Daninha
riaa.ainfo.id1091425
riaa.ainfo.lastupdate2019-06-07 -03:00:00
Aparece nas coleções:Outras publicações (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ed22.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace