Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-05-16T00:17:14Z-
dc.date.available2018-05-16T00:17:14Z-
dc.date.created2018-05-15
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationBrasília, DF, Ano 5, n. 20, jul./dez. 2016.
dc.identifier.issn2359-3172
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1091419-
dc.descriptionA reportagem de capa desta edição apresenta o programa de melhoramento genético de batata-doce da Embrapa Hortaliças, que visa disponibilizar para o setor produtivo cultivares com melhor desempenho agronômico e qualidade de raiz para, assim, assegurar a sustentabilidade da cultura nas regiões produtoras. O texto traça um histórico dos estudos com batata-doce, que tiveram início na década de 80, e também apresenta estatísticas de produção e consumo no Brasil e nos principais países produtores, hoje concentrados no continente asiático, apesar de a batata-doce ser uma espécie originária da América Central e da América do Sul. No horizonte da pesquisa, também estão análises relacionadas ao aspecto qualitativo das raízes e às formas de consumo que, além do tradicional cozimento, têm potencial para se expandir para produtos processados como chips e marrom glacê, ocupando diferentes nichos de mercado. E, falando em nichos, a reportagem ainda menciona o trabalho na área de biofortificação para seleção de materiais com alto teor de betacaroteno, caracterizado pela polpa alaranjada. Ainda neste número, há uma matéria sobre o Ano Internacional das Leguminosas e as pesquisas realizadas com espécies como lentilha, grão-de-bico e ervilha, que protagonizam também nossa seção de receita e de dicas sobre como conservar e consumir ervilha. Na seção dos artigos, os pesquisadores Carlos Eduardo Pacheco Lima e Erich Nakasu escrevem, respectivamente, sobre mecanismos adaptativos às mudanças climáticas na produção de hortaliças e estratégias para induzir a resistência a viroses em plantas de tomate. O clique fotográfico é da pimenta BRS Juruti, primeira cultivar de pimenta do tipo habanero desenvolvida no País, com foco na produção industrial de molhos bem picantes, já que o material tem elevado teor de capsaicina, uma substância responsável pelo nível de ardência das pimentas. Além disso, na seção ?Tome Nota?, as principais atividades conduzidas na área de pesquisa e de transferência de tecnologia nos últimos meses.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBRS Juruti
dc.titleHORTALIÇAS EM REVISTA. Programa de melhoramento genético de batata-doce busca aumento de produtividade e qualidade das raízes.
dc.typeFascículos de periódicos
dc.date.updated2019-06-07T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroBatata Doce
dc.subject.thesagroConsumo Alimentar
dc.subject.thesagroVirologia
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroLeguminosa com Grão
dc.description.notesUma publicação da Embrapa Hortaliças.pt_BR
riaa.ainfo.id1091419
riaa.ainfo.lastupdate2019-06-07 -03:00:00
Aparece nas coleções:Outras publicações (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edicao201.pdf21.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace