Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1090987
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 27-Abr-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: INGLIS, M. C. V.
MARTINS, I.
SILVA, J. P. da
MELLO, S. C. M. de
Informaçães Adicionais: MARIA CLERIA VALADARES INGLIS, Cenargen; IRENE MARTINS, Cenargen; JOSEANE PADILHA DA SILVA, Cenargen; SUELI CORREA MARQUES DE MELLO, Cenargen.
Título: Seleção in vitro de linhagens de Trichoderma para controle da podridão-branca do alho e da cebola.
Fonte/Imprenta: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2018.
Páginas: 25
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 334)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Podridão-branca
Conteúdo: A podridão-branca é uma doença causada pelo fungo Sclerotium cepivorum que ataca as aliáceas, em todas as regiões de cultivo. O fungo Trichoderma vem sendo utilizado no controle de várias doenças de plantas de importância agrícola e apresenta-se como uma das melhores alternativas para o controle da podridão-branca, em cultivos de alho e cebola. Doze linhagens pertencentes a seis espécies de Trichoderma previamente identificadas, isoladas de solos de cultivo de alho e cebola foram utilizadas neste estudo. As linhagens foram analisadas quanto ao potencial de proteção de plantas, pela promoção de crescimento ou supressão do patógeno, sendo também analisadas quanto à sensibilidade ao extrato de alho. Experimentos in vitro mostraram que a linhagem CEN1416 de T. harzianum destacou-se, apresentando efeito positivo nas plantas cultivadas in vitro e inoculadas com o patógeno, as quais diferiram significativamente no crescimento de raiz e parte aérea. Esta linhagem também apresentou bom crescimento em meio contendo extrato de alho, enquanto algumas outras foram totalmente inibidas, como no caso da linhagem CEN1418 de T. asperellum. Estes resultados são importantes, pois trazem novos parâmetros para seleção de linhagens de Trichoderma ativos contra S. cepivorum. Estudos complementares estão sendo desenvolvidos, envolvendo o isolado CEN1416, para confirmar seu potencial de biocontrole da podridão-branca do alho e da cebola.
Thesagro: Sclerotium Cepivorum
Trichoderma
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trichodermafinal.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace