Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1090317
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CAZARIN JÚNIOR, A.
ZOLIN, C. A.
PAULINO, J.
ANTONINI, J. C. dos A.
ARANTES, K. R.
SILVA, V. Q. R. da
Informaçães Adicionais: AIRTON CAZARIN JÚNIOR, UFMT-SINOP; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; JANAÍNA PAULINO, UFMT-SINOP; JORGE CESAR DOS ANJOS ANTONINI, CPAC; KELTE RESENDE ARANTES, UFMT-SINOP; VANESSA QUITETE RIBEIRO DA SILVA, CPAMT.
Título: Manejo da irrigação da Palma de óleo em fase inicial nas condições edafoclimáticas do Mato Grosso.
Fonte/Imprenta: Sinop, MT: Embrapa Agrossilvipastoril, 2018.
Série: (Embrapa Agrossilvipastoril. Boletim de Pesquisa e Desenvovimento, 1)
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Com o propósito de avaliar a cultura da Palma de óleo sob diferentes condições de regime hídrico no estado de Mato grosso, foram conduzidos experimentos na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, no município de Sinop, MT, durante três períodos: dezembro de 2012 a abril 2013, maio de 2013 a setembro de 2013 e outubro 2013 a dezembro de 2013. No primeiro experimento foram avaliados quatro níveis de depleção de água no solo (10, 20, 30 e 40% da disponibilidade total de água no solo) nas parcelas e com dois cultivares (BRS C2501 e BRS C2528) nas subparcelas. No segundo experimento avaliaram-se dois sistemas de cultivo (sequeiro e irrigado) nas parcelas e dois cultivares (BRS C2501 e BRS C2528) nas subparcelas. Os caracteres morfológicos avaliados foram: Diâmetro de projeção de copa (DPC), número de folhas (NF) e largura foliar (LF). No período de dezembro de 2012 a abril de 2013 (chuvoso 1) não ocorreu diferença significativa entre as cultivares de Palma de óleo e entre os quatro níveis de depleção de água. No período de maio de 2013 a setembro de 2013, avaliando as características de DPC, NF e LF em dois cultivares de Palma de óleo nos sistemas com e sem irrigação foram observadas diferença significativa para todas as características. Como conclusão, considera-se que o aporte de irrigação é necessário para a região de Sinop - MT, visto que as médias de desenvolvimento das cultivares avaliadas foram superiores para os tratamentos irrigados.
Thesagro: Dende
Planta oleaginosa
Elaeis guineensis
Irrigacao
Manejo de agua
Ano de Publicação: 2018-04-05
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018cpamtquitetemanejoirrigacaopalmaoleocondicoesedafoclimaticasmt.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace