Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1088425
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2-Mar-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SALOMAO, A. N.
SANTOS, I. R. I.
JOSE, S. C. B. R.
SILVA, J. P. da
Informaçães Adicionais: ANTONIETA NASSIF SALOMAO, Cenargen; IZULME RITA IMACULADA SANTOS, Cenargen; SOLANGE CARVALHO B ROVERI JOSE, Cenargen; JOSEANE PADILHA DA SILVA, Cenargen.
Título: Parkia nitida Miquel II: efeito do congelamento em temperaturas subzero sobre a germinabilidade das sementes.
Fonte/Imprenta: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2018.
Páginas: 14 p.
Série: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 332)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Congelamento de sementes
Germinabilidade
Conteúdo: Foi avaliado o efeito do congelamento a -20 ºC e a -196 ºC por 72h sobre a germinabilidade de sementes de duas amostras (A1 e A2) de Parkia nitida, coletadas em Porto Velho - RO, à margem esquerda do rio Madeira. Para as sementes de A1 com 7,1% de umidade os percentuais germinativos foram de 96% (controle), 79% (-20 ºC) e 87% (-196 ºC), havendo diferença significativa (P < 0,05) entre os percentuais de germinação do controle e -20 ºC. Para as sementes de A2 com 7,8% de umidade, os percentuais germinativos foram de 89% (controle), 14% (-20 ºC) e 0% (-196 ºC). Houve diferença significativa entre o controle e os tratamentos em A2. Esses resultados são atribuídos à interação entre diferentes fatores, tais como diferença do grau de maturação e da qualidade fisiológica entre as sementes das amostras e teor de água inapropriado para a exposição das sementes às temperaturas subzero. Recomenda-se testar sementes de outras procedências e com distintos teores de água, com vistas a determinar as melhores condições para a conservação em longo prazo de sementes de Parkia nitida.
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD332ParkiaII.pdf3,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace