Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1088185
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: VIEIRA JUNIOR, J. R.
FERNANDES, C. de F.
MATOS, S. I.
SILVA, C. M. da
ANJOS, E. F. M. dos
FREIRE, T. C.
SANGI, S. C.
Additional Information: JOSE ROBERTO VIEIRA JUNIOR, CPAF-Rondonia; CLEBERSON DE FREITAS FERNANDES, CNPAT; Sara Inácia Matos, Mestranda, Ciências Ambientais, Universidade Federal de Rondônia; Charly Martins da Silva, Mestrando, Ciências Ambientais, Universidade Federal de Rondônia; Elize Francisca Mesdes dos Anjos, FIMCA; Tamiris Chaves Freire, Bolsista, Embrapa Rondônia; Simone Carvalho Sangi, Mestranda, Ciências Ambientais, Universidade Federal de Rondônia.
Title: Efeito do tratamento térmico de solo por solarizador para produção de mudas livres de nematoides: adaptação do modelo de Ghini.
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2016.
Pages: 23p.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 79).
Language: pt_BR
Keywords: Solarization
PVC pipe
Controle de doenças
Resistência vegetal
Mudas de viveiro
Nematóide-das-galhas.
Description: O equipamento denominado coletor solar ou solarizador adaptado, foi desenvolvido para desinfestar substratos utilizados para produção de mudas em viveiros, com o uso da energia solar. O coletor tem a finalidade de controlar as doenças causadas por micro-organismos habitantes do solo em substituição a produtos agrotóxicos que contaminam o ambiente e causam riscos aos seres humanos. Para o solarizador foram utilizadas chapas de aço galvanizado, dobradas na forma de tubos de 150 mm e 200 mm de diâmetro e tubo de PVC de 150 mm. Todos os tubos foram pintados com tinta fosca preta, paralelamente colocados numa caixa composta por tábua plainada de angelim com as seguintes dimensões: 2 cm x 105 cm x 100 cm para no fundo, 2 cm x 105 cm x 30 cm utilizadas nas laterais e ripas de angelim 1 cm x 2,5 cm x 100 cm para o encaixe das peças de vidro. A madeira foi impermeabilizada com massa tipo asfáltica nº 1. Três peças de vidro transparente de 03 mm x 44 cm x 103 cm foram colocadas sobre a parte superior da caixa, para a vedação, o fundo do solarizador foi revestido em três camadas: a primeira camada de mesma chapa de aço galvanizado com 20 mm x 105 cm x 100 cm, a segunda camada foi composta por uma manta térmica (forro para telhados) e a última camada, composta por uma placa de compensado de 6 mm x 105 cm x 100 cm. Os tubos foram preenchidos com substrato infestado de M. incognita (1000 ovos por litro de solo) e tratado por três dias. Os resultados demostraram que o tubo PVC foi o mais eficiente em concentrar e armazenar calor, chegando a 65 °C. Para o ensaio in vivo o substrato tratado recebeu mudas de feijão com 25 dias de idade, a testemunha foi o substrato infestado com uma suspensão de 500 ovos de M. incognita, foram dez repetições para cada tratamento. Após 30 dias foram avaliados e verificou-se que todos os tratamentos foram 100% eficientes para erradicar M. incognita do substrato. O coletor solar modificado é eficiente para tratar substratos infestados pelo nematoide-das-galhas e recomenda-se o uso de tubos em PVC 150 mm.
Thesagro: Meloidogyne Incognita.
NAL Thesaurus: temperature.
Data Documento: 2018-02-26
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VieiraJunior2016.pdf965,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace