Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1086290
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: TRINDADE, R. dos S.
GUIMARAES, L. J. M.
NETTO, D. A. M.
SOUZA, I. R. P. de
GUIMARAES, P. E. de O.
SILVA, A. C. A. da
GUIMARÃES, S. A.
MARIZ, B. L.
Additional Information: ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; DEA ALECIA MARTINS NETTO, CNPMS; ISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; Ana Carolina Aparecida da Silva, Estagiária; Silvimar Alves Guimarães, Bolsista; Bruna Lopes Mariz, Bolsista.
Title: Características agronômicas de indutores de haploidia adaptados ao ambiente tropical.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2017.
Pages: 36 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 161).
Language: pt_BR
Description: A metodologia de linhagens duplo-haploides permite obtenção de linhagens em até três gerações, via cruzamento de plantas de milho com indutores de haploidia, e posterior seleção com base na presença ou ausência de coloração púrpura no embrião, caráter expressado pelo gene R1-navajo. A maioria dos indutores de haploidia em milho é de origem temperada, tendo desempenho inferior em condições tropicais, o que tem incentivado programas de melhoramento a adaptar indutores de haploidia via retrocruzamento com genótipos tropicais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial germinativo e caracterizar indutores de haploidia tropicalizados com base em atributos agronômicos. Para tanto, dois experimentos foram implantados na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG, entre novembro de 2014 e setembro de 2015. O potencial germinativo foi avaliado com base no total de plantas germinadas, total de plântulas anormais ou mortas, comprimento de parte aérea e raiz, e massa fresca e seca de plântulas. Em outro experimento, os indutores foram comparados com base em 30 características morfoagronômicas demandadas pelo Ministério da Agricultura para testes de distinguibilidade, homogeneidade e estabilidade em milho comum. Foram avaliados os indutores Stock 6, W23, Tail P1, Tail P2, Tail P1 x Tail P2; 90109igig, 91202igig e 91207 igig. Observaram-se diferenças significativas entre genótipos para características ligadas à qualidade fisiológica das sementes, com valores de coeficiente de determinação genotípico acima de 77,8, denotando a predominância de efeitos genéticos. Com relação à caracterização agronômica dos indutores, verificou-se alta expressão do marcador fenotípico R1-navajo em todos os indutores avaliados, característica de grande importância para a seleção de haploides em milho, e ciclo superprecoce, com destaque para o híbrido Tail P1 x Tail P2, com 48 dias para o florescimento masculino. Os resultados indicam necessidade de multiplicação frequente dos indutores de haploidia, visando manter a qualidade fisiológica das sementes, e de escalonamento do plantio dos indutores para sincronização do florescimento com as populações-fonte, considerando-se também as condições climáticas e o sistema de manejo adotado, para favorecer o máximo de polinização, e, consequentemente, de produção de sementes haploides.
Thesagro: Genética
Variação genética
Genoma
Melhoramento vegetal
Year: 2018-01-25
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol1612.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace