Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1086101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJULIANO, R. S.
dc.contributor.authorFIORAVANTI, M. C. S.
dc.contributor.authorMACHADO, R. Z.
dc.contributor.authorABREU, U. G. P. de
dc.contributor.authorBARINI, A. C.
dc.contributor.authorBORGES, A. C.
dc.contributor.authorPAULA NETO, J. B.
dc.contributor.authorTRINDADE, B. R.
dc.date.accessioned2018-01-26T13:46:35Z-
dc.date.available2018-01-26T13:46:35Z-
dc.date.created2018-01-23
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationCorumbá: Embrapa Pantanal, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1086101-
dc.descriptionA Babesia spp. e a Leptospira spp. são importantes enfermidades em sistemas de produção pecuária de países tropicais como o Brasil podendo causar alterações laboratoriais em animais clinicamente sadios. Esse trabalho teve por objetivo avaliar os títulos de anticorpos anti-Babesia bovis, anti-Babesia bigemina e anti-Leptospira interrogans, em bovinos da raça Curraleiro Pé Duro e correlacioná-los às características hematológicas e da bioquímica sérica em animais sadios submetidos à infecção natural. Em 2003 foram amostrados dois rebanhos, localizados no Estado de Goiás e Tocantins e avaliadas 282 amostras para detecção de anticorpos anti-B. bovis e anti- B. bigemina e 236 amostras para detecção de anticorpos anti-Leptospira spp. Foram realizados, hemograma, determinação da atividade sérica de Aspartato Amino Transferase (AST), Alanina Amino Transferase (ALP) e Gama Glutamil Transferase (GGT) e a quantificação no soro da proteína total (PT), albumina, colesterol, uréia, creatinina e bilirrubina, de todos os animais amostrados. Obteve-se 92,90% (n=262) de positividade para B. bovis, 85,46% (n=241) para B. bigemina e 33,05% (n=78) para L. interrogans. Não houve qualquer alteração nos valores médios hematológicos e da bioquímica sérica em relação aos valores de referência. Os resultados não mostraram nenhuma correlação entre títulos de anticorpos anti-Leptospiras e as variáveis laboratoriais avaliadas. O nível de anticorpos específicos para Babesia spp. apresentou correlação positiva com os valores de hemácias, hemoglobina, leucócitos totais e linfócitos, além de AST, ALP, bilirrubina direta (BD), colesterol e creatinina. Concluiu-se que as correlações observadas entre os anticorpos anti-Babesia sp. estão relacionados principalmente ao estímulo do sistema imunológico, funções hepática e renal. Porém, como todos os valores encontrados estão dentro do intervalo de referência, concluiu-se que não houve manifestação patológica decorrente da infecção ou de maiores títulos de imunoglobulinas.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 137).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleHematologia e bioquímica sérica de bovinos curraleiro pé duro infectados por Babesia spp. e Leptospira spp.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2018-04-02T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroDoença animal
dc.subject.nalthesaurusCattle
dc.subject.nalthesaurusAnimal diseases
dc.format.extent216 p.
riaa.ainfo.id1086101
riaa.ainfo.lastupdate2018-04-02 -03:00:00
dc.contributor.institutionRAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; MARIA CLORINDA SOARES FIORAVANTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ROSÂNGELA ZACARIAS MACHADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; ANUZIA CRISTINA BARINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ALINNE CARDOSO BORGES, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E AGROPECUÁRIA- GOIÂNIA; JOÃO BATISTA PAULA NETO; BRUNO RODRIGUES TRINDADE, DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL- BRASÍLIA, DF.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianoBPCurraleirofinal.pdf542,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace