Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085456
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CLEMENTE, E. de P.
OLIVEIRA, A. P. de
FONTANA, A.
MARTINS, A. L. da S.
SCHULER, A. E.
FIDALGO, E. C. C.
MONTEIRO, J. M. G.
Additional Information: ELIANE DE PAULA CLEMENTE ALMEIDA, CNPS; ALINE PACOBAHYBA DE OLIVEIRA, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; JOYCE MARIA GUIMARAES MONTEIRO, CNPS.
Title: Erodibilidade dos solos da Região Serrana do Rio de Janeiro obtida por diferentes equações de predição indireta.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2017.
Pages: 52 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 262).
Language: pt_BR
Description: A erodibilidade do solo é a consequência de processos que regulam a recepção da chuva e a resistência do solo para desagregação e o transporte subsequente. Esses processos são influenciados pelas propriedades do solo, assim como a distribuição do tamanho das suas partículas, estabilidade estrutural, conteúdo de matéria orgânica, minerais da fração argila e constituintes químicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o Fator Erodibilidade (K) obtido pelas equações em solos sob diferentes usos na comunidade de Faraó, em Cachoeiras de Macacu, RJ. Foram selecionadas nove propriedades rurais e um perfil de solo em cada área, onde foram descritos sua morfologia e classificados como Latossolos e Cambissolos. Amostras referentes a cada horizonte do solo foram coletadas e levadas a laboratório, onde foram realizadas análises físicas e químicas. Os valores do fator K de maneira geral apresentam ampla variação entre as equações de predição, refletindo na falta de padrão quanto às classes de erodibilidade, desde muito altos para os horizontes superficiais a muito baixas em subsuperfície. Ademais, os valores de K tendem a diminuir em profundidade em todos os perfis, exceto para a equação Wischmeier modificada por Paiva. Outro padrão observado está relacionada aos valores 0,0000 em subsuperfície da equação Lombardi Neto e Bertoni. As variações entre os valores do fator K estão relacionadas aos atributos e características utilizadas na equação, destacando a de Wischmeier, com o acréscimo dos teores de matéria orgânica, classe de permeabilidade e coeficiente de estrutura. Os solos apresentam de média a baixa erodibilidade e o seu uso não influenciou em nenhuma das duas classes de solo estudadas.
Thesagro: Erosão do solo
Água do solo
Permeabilidade
Agricultura familiar
Data Documento: 2018-01-15
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPSBPD2622017.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace