Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085161
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARDOSO, E. L.
SALIS, S. M. de
CRISPIM, S. M. A.
FERNANDES, F. A.
FERNANDES, A. H. B. M.
Additional Information: EVALDO LUIS CARDOSO, CPAP; SUZANA MARIA DE SALIS, CPAP; SANDRA MARA ARAUJO CRISPIM, CPAP; FERNANDO ANTONIO FERNANDES, CPAP; ANA HELENA B MAROZZI FERNANDES, CPAP.
Title: Regeneração natural de áreas utilizadas como roça no Pantanal da Nhecolândia.
Publisher: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2017.
Pages: 20 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 134).
Language: pt_BR
Keywords: Florestas.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de regeneração natural de florestas semidecíduas desmatadas para utilização como roças e, posteriormente, abandonadas por 18, 28 e 30 anos sem nenhum tipo de manejo, no Pantanal da Nhecolândia. Para comparação foram utilizadas áreas adjacentes a cada uma das roças com vegetação de floresta nativa preservada. Foram avaliados os atributos químicos do solo, a composição florística e a estrutura da vegetação. Em cada área de estudo (roça e vegetação nativa) foram coletadas amostras de solo, nas profundidades de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-40 cm, com três repetições por área, para determinação dos atributos químicos e estoques de carbono e nitrogênio. O levantamento da vegetação foi realizado por meio de duas parcelas de 20 m X 50 m, em cada área de estudo, sendo amostrados todos os indivíduos arbóreos com DAP (diâmetro ao nível do peito) maior do que 5 cm. Também foram feitas fotos para comparação visual das áreas estudadas. A qualidade do solo encontrada nas áreas de roça, de modo geral, foi similar à da vegetação nativa adjacente, com exceção do estoque de carbono que se manteve inferior na área em processo de regeneração natural há 28 anos. Por sua vez, em relação à composição e estrutura da floresta, somente a área em processo de regeneração natural há 30 anos mostrou-se totalmente restaurada.
Thesagro: Regeneração natural.
NAL Thesaurus: Forest restoration
Natural regeneration
Data Documento: 2018-01-12
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BP134Evaldofinal.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace