Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085098
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cocais - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: TOLEDO, M. M.
COSTA, J. B.
ARAUJO NETO, R. B. de
TEIXEIRA NETO, M. L.
Additional Information: MARCOS MIRANDA TOLEDO, CPACP; JOAQUIM BEZERRA COSTA, CPACP; RAIMUNDO BEZERRA DE ARAUJO NETO, CPAMN; MARCOS LOPES TEIXEIRA NETO, CPAMN.
Title: Desempenho socioambiental da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) no Maranhão: estudo de caso 1: Fazenda Barbosa-Brejo.
Publisher: São Luís, MA: Embrapa Cocais, 2017.
Pages: 37 p.
Series/Report no.: (Embrapa Cocais. Documentos, 01; Embrapa Meio Norte. Documentos, 241).
Language: pt_BR
Keywords: ILPF
Maranhão
Avaliação de impacto ambiental
Análise multicritérios
Avaliação de tecnologias
Sustentabilidade
Description: Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) foram aprimorados ao longo da última década pela pesquisa agropecuária brasileira, que envidou esforços para sua disseminação nas diferentes regiões agrícolas brasileiras. Foi avaliado o desempenho socioambiental de um sistema ILPF conforme o contexto de adoção observado na Fazenda Barbosa, localizada no município de Brejo-MA, microrregião de Chapadinha, no leste do estado do Maranhão. Essa fazenda tem sido uma importante propriedade parceira da Embrapa e da Rede de Fomento ILPF para implantação e teste dessa tecnologia no Maranhão. O método de avaliação utilizado foi o de "Avaliação de Impactos de Inovações Tecnológicas Agropecuárias" (Ambitec-Agro), o qual permite avaliar qualitativamente sete aspectos relacionados a impactos resultantes da adoção de tecnologias em atividades rurais em duas dimensões: "Impactos Ecológicos" e "Impactos Socioambientais". Os sete aspectos ("Eficiência Tecnológica", "Qualidade Ambiental", 'Respeito ao Consumidor", "Emprego", "Renda", "Saúde" e "Gestão e Administração") são avaliados por meio de 148 indicadores integrados em 27 critérios. A diversificação produtiva por meio da tecnologia ILPF na Fazenda Barbosa favoreceu todos os critérios que compõem a dimensão "Impactos Ecológicos". Houve resultado positivo nos dois índices integrados dessa dimensão: Eficiência Tecnológica, com valor de 2,4, e Qualidade Ambiental, com valor de 5,2, na escala +_15,0. Na dimensão de "Impactos Socioambientais", os cinco aspectos avaliados apresentaram índice integrado de desempenho positivo, resultando em um Índice de Impacto Econômico igual a 6,3 e um Índice de Impacto Social de 6,1. O resultado dos índices indica elevada contribuição dessa inovação tecnológica para os pilares os três da sustentabilidade da propriedade rural: ambiental, social e econômico. Destaca-se que o principal objetivo do produtor rural com a adoção dessa tecnologia é a recuperação da capacidade produtiva do solo por meio do aumento da matéria orgânica do solo pela produção de palhada, benefício que foi constatado a cada ano pelos gestores da fazenda. Os resultados demonstram que a adoção da tecnologia ILPF contribuiu para o desenvolvimento sustentável da propriedade e, consequentemente, da região, que é uma fronteira de expansão da produção de grãos. O exemplo da Fazenda Barbosa mostra que os sistemas ILPF são uma alternativa tecnológica viável para o produtor rural intensificar e diversificar a produção agropecuária, com a vantagem de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e socioeconômica.
Thesagro: Tecnologia Agrícola
Data Documento: 2018-01-11
ISSN: 2594-8523; 0104-866X
Appears in Collections:Série Documentos (CPACP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc01desempenhosociofinal.pdf4,12 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace