Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1084269
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, T. K. de
MARINHO, J. T. de S.
SA, C. P. de
COSTA, C. R. da
SILVA, D. V. da
BAYMA, M. M. A.
Additional Information: TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-Acre; JOSE TADEU DE SOUZA MARINHO, CPAF-Acre; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-Acre; CHARLES RODRIGUES DA COSTA, CPAF-Acre; Déborah Verçoza da Silva, Universidade Federal do Acre (Ufac); MARCIO MUNIZ ALBANO BAYMA, CPAF-Acre.
Title: Desempenho financeiro no período de estabelecimento de um consórcio agroflorestal com açaizeiro, bananeira, castanheira e seringueira (BR SAF AC 01).
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2017.
Pages: 12 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Comunicado técnico, 198).
Language: pt_BR
Keywords: Sistema agroflorestal (SAF)
Assai palm
Castanha do brasil
Rubber tree
Árbol de goma
Seringal Porvir
Epitaciolândia (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Corsorciação de cultura
Agroforestería
Insumos agrícolas
Nuez del Brasil
Cultivo mixto
Bananos
Análisis económico
Sistemas de cultivo.
Description: Dentre os diversos tipos de sistemas agroflorestais (SAFs), os consórcios agroflorestais destacam-se pela característica da produção voltada para fins econômicos. Esses sistemas ?são uma mistura de um número limitado de espécies perenes, em geral menos de dez, de reconhecido valor comercial, tendo como propósito a exploração agronômica e econômica, formando e aproveitando diversos estratos verticais?. Os sistemas agroflorestais preconizam a sustentabilidade e pautados pela harmonia dos princípios ecológico, econômico e social têm se tornado uma referência potencial para políticas públicas. O novo código florestal brasileiro menciona a introdução dos SAFs como forma de recomposição de áreas de reserva legal e de preservação permanente, no âmbito da agricultura familiar, fato que demanda a geração de recomendações técnicas para implantação desses sistemas. No Acre, o governo estadual tem incentivado desde 2008 os plantios de seringueira e açaizeiro, por meio do Programa de Florestas Plantadas, lançado pela extinta Secretaria de Estado de Floresta (SEF) e atualmente ligado à Secretaria Estadual de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Impulsionada pela demanda por recomendações técnicas para o manejo e cultivo de espécies nativas com valor econômico, a Embrapa tem investido em estudos na região Norte. Mais especificamente no Acre, o açaizeiro (Euterpe precatoria Mart.), a seringueira (Hevea brasiliensis (Willd. ex A.Juss.) Müll.Arg.) e a castanheira (Bertholletia excelsa Humb. & Bonpl.) têm sido foco dessas pesquisas, tanto em monocultivo quanto combinados com outras espécies na forma de SAFs. O objetivo deste trabalho é disponibilizar coeficientes técnicos, sistematizar as etapas a serem seguidas para o estabelecimento de um consórcio agroflorestal composto por açaizeiro, bananeira, castanheira e seringueira, e apresentar indicadores financeiros para o período de implantação e manutenção do sistema, até 48 meses de idade.
Thesagro: Sistema de cultivo
Agrossilvicultura
Açaí
Banana
Musa sp
Castanha do pará
Bertholletia excelsa
Seringueira
Hevea brasiliensis
Insumo
Análise econômica
Caucho
Plátano.
NAL Thesaurus: Agroforestry
Cropping systems
Mixed cropping
Euterpe precatoria
Bananas
Brazil nuts
Farm inputs
Economic analysis.
Data Documento: 2018-01-04
ISSN: 0100-8668
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26438.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace