Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1084263
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: NOGUEIRA, S. R.
SILVA, I. M. da
MACEDO, P. E. F. de
LUNZ, A. M. P.
ANDRADE NETO, R. de C.
Additional Information: SONIA REGINA NOGUEIRA STEPHAN, CPAF-Acre; Iriana Maria da Silva, Universidade Federal do Acre (Ufac); PAULO EDUARDO FRANCA DE MACEDO, CPAF-Acre; AURENY MARIA PEREIRA LUNZ, CPAF-Acre; ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-Acre.
Title: Controle de Antracnose em açaí-solteiro (Euterpe precatoria) no Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2017.
Pages: 6 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Comunicado técnico, 197).
Language: pt_BR
Keywords: Açaí solteiro
Assai palm
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Cultivos de viveros
Control químico
Enfermedades fungales de las plantas
Colletotrichum spp
Fungicidas.
Description: Muitas são as fruteiras nativas da Amazônia com potencial econômico, social e ambiental. Dentre elas, se destacam duas espécies de açaizeiro (Euterpe oleracea Mart. e Euterpe precatoria Mart.) que são comercialmente exploradas como produtoras de polpa de frutas para uso na indústria alimentícia e de cosméticos e com grande inserção nos mercados nacional e internacional. Euterpe oleracea, conhecida popularmente como açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro e açaí-do-pará, ocorre na Amazônia Oriental, sendo a espécie mais abundante e comercialmente explorada. Já a espécie E. precatoria, denominada de açaí-solteiro, açaí-de-terra-firme, açaí-do-amazonas e açaí solitário, é encontrada predominantemente na Amazônia Ocidental e, ao contrário da E. oleracea, é uma palmeira de estipe única, ou seja, não perfilha, mas de alta produtividade. No Acre, a espécie de açaizeiro de ocorrência principal é a E. precatoria, que não perfilha, sendo por isso chamada de açaí-solteiro. No Acre é urgente a realização de estudos que visem a práticas de controle da antracnose nas mudas de E. precatoria, a fim de que sejam recomendadas medidas eficazes na redução da incidência e severidade da doença, viabilizando a formação de mudas para o incremento dos plantios do açaí-solteiro no Estado. O objetivo deste trabalho foi avaliar produtos e dosagens, visando à identificação de um método eficiente para o controle da antracnose foliar do açaí-solteiro.
Thesagro: Doença fúngica
Antracnose
Controle químico
Fungicida
Açaí
Viveiro
NAL Thesaurus: Fungal diseases of plants
Euterpe precatoria
Nursery crops
Chemical control
Fungicides.
Data Created: 2018-01-04
ISSN: 0100-8668
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26437.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace