Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082376
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FREIRE, J. R. de S.
SANTOS, I. C. dos
BISCOLA, P. H. N.
MALAFAIA, G. C.
BUNGENSTAB, D. J.
Additional Information: JOSE ROBERTO DE SOUZA FREIRE, CNPGC; ISABEL CRISTINA DOS SANTOS, CNPDIA; PAULO HENRIQUE NOGUEIRA BISCOLA, CNPGC; GUILHERME CUNHA MALAFAIA, CNPGC; DAVI JOSE BUNGENSTAB, CNPGC.
Title: Processo de geração do conhecimento em instituições públicas de pesquisa agropecuária.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa, 2017.
Pages: 58 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 240).
Language: pt_BR
Keywords: Geração do conhecimento
Pesquisa agropecuária
Embrapa Gado de Corte
Description: No desenvolvimento da sociedade industrial há dois elementos essenciais responsáveis pelo aumento da eficiência da produção: maquinário e o operariado. Para tanto, foi necessário que se prescrevessem métodos e procedimentos "científicos" que favorecessem a organização e realização do trabalho. Seguindo o processo evolução, os avanços tecnológicos delinearam o perfil do novo trabalhador, inserido na sociedade do conhecimento, orientado para a informação e respectiva transformação em conhecimento, potencialmente gerador de um novo produto ou novo serviço para o consumo. Assim, praticamente todas as tarefas são desempenhadas em e por meio de uma organização (DRUCKER, 2007). Drucker (2007) argumenta que o trabalhador do conhecimento detém os meios de produção, enquanto a organização possui as ferramentas de produção. Os dois precisam um do outro. Instituições de Ciência e Tecnologias - ICTs são organizações intensivas em conhecimento; possuem características diferenciadas de outras por terem como foco a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, e como principal ativo, o capital intelectual baseado na geração do conhecimento tecnológico, resultante das transformações estruturais de investimento em ciência e tecnologia e as interações do empreendedorismo dos agricultores na tecnologia gerada.
Thesagro: Instituição pública
Instituição de pesquisa
Data Documento: 2017-12-13
Appears in Collections:Série Documentos (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processodegeracaodoconhecimentoeminstituicoes.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace