Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1081636
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: RODRIGUES, A. P. O.
FREITAS, L. E. L. de
SANTOS, V. R. V. dos
MORO, G. V.
HONDA, R. T.
ARAUJO, P. L. D.
BICUDO, A. J. A.
Additional Information: ANA PAULA OEDA RODRIGUES, CNPASA; LUIZ EDUARDO LIMA DE FREITAS, CNPASA; VIVIANE RODRIGUES V DOS SANTOS, CNPASA; GIOVANNI VITTI MORO, CNPASA; RUBENS TOMIO HONDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS; PHELIPE LUIZ DAMASCENO ARAUJO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS; ALVARO JOSE ALMEIDA BICUDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Title: Qualidade de rações comerciais utilizadas na alimentação do pirarucu Arapaima gigas em cativeiro.
Publisher: Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2017.
Pages: 21 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 23).
Language: pt_BR
Description: Um dos principais entraves tecnológicos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do pirarucu é a ausência de rações adequadas que atendam suas necessidades nutricionais específicas nas várias fases de produção. Visando avaliar a qualidade nutricional das rações comumente empregadas na produção do pirarucu e indicar pontos críticos para sua melhoria, este trabalho analisou a digestibilidade aparente e o perfil de aminoácidos de rações comerciais para peixes carnívoros. Três marcas de rações (40% de proteína bruta) para engorda de peixes carnívoros foram selecionadas para avaliação da composição nutricional e digestibilidade aparente. As rações amostradas cumpriram os níveis de garantia declarados nas embalagens e diferiram apenas para o coeficiente de digestibilidade aparente da proteína bruta. A proteína digestível variou de 34,20% a 36,24%, demonstrando perdas no aproveitamento da proteína da ração. Para análise do perfil de aminoácidos essenciais, amostraram-se seis rações comerciais utilizadas ao longo do ciclo produtivo do pirarucu. Com exceção de uma ração, as demais avaliadas apresentaram deficiência em lisina frente às exigências definidas para o pirarucu. Além desse aminoácido, algumas das rações também foram deficientes em triptofano e metionina. Com base nos resultados obtidos, destaca-se a necessidade de algumas melhorias nas rações comerciais destinadas à produção do pirarucu, principalmente quanto à seleção de ingredientes para fabricação, os quais devem possuir melhor qualidade e digestibilidade, possibilitando um balanceamento adequado de aminoácidos essenciais e maior aproveitamento dos nutrientes pela espécie.
Thesagro: Peixe de água doce
Pirarucu
Nutrição animal
Ração
Digestibilidade
Aminoácido
Aquicultura.
NAL Thesaurus: Arapaima gigas.
Data Documento: 2017-12-06
ISSN: 2358-6273
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPASA2017bpd23.pdf4,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace