Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1081395
Título: Sílica biogênica como veículo na liberação controlada de biocidas.
Autoria: MATTOS, B. D.
LOUREÇON, T. V.
MAGALHAES, W. L. E.
Afiliação: Bruno D. Mattos, Pós-graduando da UFPR; Tainise V. Lourençon, Pós-graduanda da UFPR; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: WORKSHOP DA REDE DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 9., 2017, São Carlos, SP. Anais ... São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017.
Páginas: p. 265-268.
Conteúdo: Biocidas são essenciais na proteção de colheitas, embalagens, além de um grande número de outras aplicações em biossistemas. Entretanto, propriedades como responsividade e controle da taxa de liberação tornaram-se primordiais no desenvolvimento de sistemas biocidas mais sustentáveis. Almeja-se com isto diminuir o acúmulo de toxinas em solo, água e alimentos. Neste estudo, explorou-se a arquitetura hierarquicamente nano-organizada (agregados fractais) de partículas de sílica biogênica como um veículo de alta capacidade de carregamento biocida, neste caso timol. Sendo a área de superfície de agregados fractais altamente acessível, foi possível desenvolver um método espontâneo, de baixa energia, para o carregamento de até 100 mg de biocida por grama de partículas. Modificações da superfície da sílica com aminas ou ácidos carboxílicos foram utilizadas com o objetivo de promover diferentes interações entre veículo e biocida, dessa forma controlando a taxa de liberação e a responsividade do sistema contra alterações de pH, salinidade e temperatura.
NAL Thesaurus: Biopesticides
Thymol
Palavras-chave: Liberação sob demanda
Agregados fractais
Interações de interface
Timol
Biopesticida
On-demand release
Fractal aggregates
Interface interactions
Tipo do Material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo de divulgação na mídia (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017AACWashingtonWNAASilica1.pdf275,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace