Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1081121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMANTOVANI, E. C.
dc.contributor.authorABREU JÚNIOR, A.
dc.contributor.authorFREITAS, J. de
dc.contributor.authorBUZINARO, I.
dc.contributor.authorMAY, A.
dc.contributor.authorPARRELLA, R. A. da C.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. C. de
dc.date.accessioned2017-12-14T22:06:16Z-
dc.date.available2017-12-14T22:06:16Z-
dc.date.created2017-11-30
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1081121-
dc.descriptionNeste trabalho, vislumbrou-se utilizar as áreas de descanso de cana-de-açúcar das usinas para plantar cultivares de sorgo biomassa e sacarino, com alta capacidade de produção de massa e grão, para produção de energia e de etanol. Entretanto, a implantação da cultura do sorgo sacarino ou biomassa era comprometida face à dificuldade de semear, nas áreas com alta densidade de palhada. Durante os semeios iniciais, o mecanismo de preparo do solo na linha e o de distribuição da semente não era eficiente e dificultava o estabelecimento do estande técnico inicial, recomendado para esta cultura. Em uma parceria com a Empresa Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas - Tatu S.A., de Matão-SP, foi possível utilizar uma semeadora-adubadora comercial, já desenvolvida para semente graúda, como milho, feijão e soja, nestas mesmas áreas. O resultado deste trabalho foi muito bom e, com a adequação da semeadora-adubadora, permitiu a implantação do estande técnico inicial recomendado de 120 mil plantas/ha, com as modificações e os ajustes realizados nas áreas da Usina Bom Retiro, da empresa Raízen, no município de Capivari-SP.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 215).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSemeiopt_BR
dc.titleAdequação de uma semeadora para a semeadura/implantação de sorgo sacarino e biomassa em área de descanso da cana-de-açúcar.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2017-12-19T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroSorgo açucareiro
dc.subject.thesagroEquipamento agrícola
dc.format.extent232 p.
riaa.ainfo.id1081121
riaa.ainfo.lastupdate2017-12-19 -02:00:00
dc.contributor.institutionEVANDRO CHARTUNI MANTOVANI, CNPMS; Antônio Abreu Júnior, Empresa Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas; João Luiz Martins de Freitas, Empresa Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas; Itamar Buzinaro, Empresa Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas; ANDRE MAY, CNPMA; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc215.pdf6,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace