Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1080165
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, M. de S. dos
ANDRADE, C. A. de
SANTOS, F. C. dos
MAY, A.
Additional Information: Michelli de Souza dos Santos, Bolsista; CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE, CNPMA; FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; ANDRE MAY, CNPMA.
Title: Balanço de macronutrientes de cultivares de sorgo sacarino e biomassa em áreas de reforma de canavial.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2017.
Pages: 37 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 156).
Language: pt_BR
Keywords: Fluxo de nutriente
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar as diferenças no balanço de macronutrientes de diferentes cultivares de sorgo em solos de reforma de canavial, sob sistema de cultivo convencional e plantio direto. Foram realizados dois ensaios. O primeiro com delineamento experimental em blocos ao acaso, com seis cultivares de sorgo (CR 1339, CR 1349, CR 1352, CR 1342, BRS 716, e CMSXS 647). As cultivares CR 1352, CR 1342, CR 1349, CR 1339 receberam adubações com NPK, 8-28-16, no plantio e uma adubação de cobertura com NPK, 20-00-20 e as cultivares BRS 716 e CMSXS 647 receberam uma adubação no sulco do adubo Polybren, NPK 40-00-00. O segundo com o delineamento experimental em blocos casualizados em faixas, em arranjo fatorial 2x2, com três repetições, com duas cultivares de sorgo (BRS 716 e BRS 511) e dois sistemas de cultivo (convencional e plantio direto). Foram avaliadas a massa fresca e seca por planta (expressas em g planta-1) e a produtividade de massa fresca da planta (expressa em t ha-1). A partir da massa seca foram determinados os teores de macronutrientes extraídos pelas plantas. Houve a coleta de amostras no solo antes do semeio e depois da colheita para determinação dos teores de nutrientes contidos no solo. Com esses dados realizou-se o balanço de nutrientes na cultura e no solo. Os resultados encontrados para o primeiro ensaio foram: balanço na cultura de N (nitrogênio) negativo para todas as cultivares, exceto para a cultivar BRS 716; balanço da cultura de P (fósforo) foi positivo para todas as cultivares, exceto para as cultivares BRS 716 e CMSXS 647; balanço no solo de P (fósforo) foi negativo para todas as cultivares; o balanço no solo de K (potássio) foi positivo para as cultivares CR 1352, CR 1349, BRS 716 e CMSXS 647 e negativo para as cultivares CR 1342 e CR 1339, e por fim os balanços na cultura e no solo de Ca e Mg para as seis cultivares foram positivos. Para o segundo ensaio os resultados foram: balanço no solo de N (nitrogênio) negativo para as duas cultivares no sistema convencional, também negativo no plantio direto para cultivar BRS 716 e positivo para cultivar BRS 511; balanço da cultura de K (potássio) positivo no sistema de plantio direto para BRS 716 e negativo para BRS 511, e ao contrário no sistema convencional; balanço de K (potássio) no solo negativo para o sistema convencional para as duas cultivares e para a cultivar BRS 716 no plantio direto e positivo para a cultivar BRS 511 no sistema de plantio direto. Os resultados encontrados mostram que para a maioria dos nutrientes ocorre um acréscimo dos nutrientes no solo e que o sistema de cultivo pouco interferiu no balanço de nutrientes.
Thesagro: Sorghum bicolor
Fertilidade do solo
Variedade
Nutriente
NAL Thesaurus: Soil fertility
Varieties
Nutrients
Year: 2017-11-20
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol156.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace