Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1079523
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: GIRARDI, E. A.
MILORI, D. M. B. P.
MARINHO-PRADO, J. S.
NAVA, D. E.
SANTOS, I. R. I.
STUCHI, E. S.
ASTUA, J. de F.
GURGEL, F. de L.
SA, L. A. N. de
SANCHES, M. M.
ANDRADE, E. C. de
BARBOSA, F. F. L.
Additional Information: EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF; DEBORA MARCONDES BASTOS PEREIRA, CNPDIA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; DORI EDSON NAVA, CPACT; IZULME RITA IMACULADA SANTOS, Cenargen; EDUARDO SANCHES STUCHI, CNPMF; JULIANA DE FREITAS ASTUA, CNPMF; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; MARCIO MARTINELLO SANCHES, Cenargen; EDUARDO CHUMBINHO DE ANDRADE, CNPMF; FRANCISCO FERRAZ LARANJEIRA BARBOSA, CNPMF.
Title: Relatório Corporativo da I Reunião Técnica do Arranjo HLB dos Citros "Soluções inovadoras e integradas para a superação da doença huanglongbing (HLB, ex-greening) dos citros".
Publisher: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2017.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 218).
Language: pt_BR
Description: O huanglongbing dos citros ou HLB é uma grave ameaça à sustentabilidade da citricultura no Brasil e em diferentes regiões produtoras do mundo. Essa doença vem causando a redução da produção e da qualidade dos frutos, o encurtamento da vida útil dos pomares e o aumento significativo dos custos de produção. Entre os diversos impactos, aquele de viés social é dos mais preocupantes, uma vez que a diminuição da área plantada está relacionada à saída do citricultor dessa atividade, substituída por outras culturas, muitas vezes menos rentáveis e que geram menos empregos. Em 2013, a Embrapa Mandioca e Fruticultura iniciou a coordenação do arranjo de projetos ?Soluções inovadoras e integradas para a superação da doença huanglongbing (HLB, ex-greening) dos citros?, dentro do Sistema Embrapa de Gestão e em completo alinhamento com as diretrizes do Portfólio de Sanidade Vegetal. Com essa iniciativa, a empresa demonstrou a priorização desse problema de solução complexa, apresentando seis linhas estratégicas de pesquisa para direcionamento de atuação de seu corpo técnico: analítica/instrumentação, biomatemática, controle biológico, sistemas de produção, melhoramento genético e biotecnologia. A sinergia de esforços com outras instituições de pesquisa e de extensão, seja no processo de inteligência, seja na operacionalização dos projetos, vem sendo um pilar estratégico na construção do arranjo. Nesse Documento, a equipe componente do Arranjo HLB apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas no período 2013-2016, após a realização da I Reunião Técnica realizada durante o International Citrus Congress em Foz do Iguaçu, em setembro de 2016. Discute-se o cenário da citricultura na presença do HLB e as perspectivas para novos objetivos de pesquisa em curto, médio e longo prazo. A programação técnica do arranjo pode ser evidenciada a partir da produção científica apresentada durante esse congresso. Certamente, somente soluções integradas fundamentadas em sólido avanço de conhecimento serão capazes de aperfeiçoar o manejo dessa doença.
Thesagro: Fruta cítrica
Praga de planta
NAL Thesaurus: Citrus
Data Documento: 2017-11-13
Appears in Collections:Série Documentos (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DoriDOC218GirardiAINFO.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace