Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1079091
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: RIBAS, H. E. R.
SANTOS, A. T. dos
MATTOS, P. P. de
BRAZ, E. M.
CANETTI, A.
BASSO, R. O.
Additional Information: HANNAH ELIANE RAMALHO RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; ANDREIA TABORDA DOS SANTOS, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; ALINE CANETTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; RENATO OLIVIR BASSO, ELABORE PROJETOS E CONSULTORIA FLORESTAL.
Title: Padrão de crescimento de amescla em Santa Carmem, MT.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2017.
Pages: 7 p.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 406).
Language: pt_BR
Keywords: Amescla
Trattinnickia
Description: A microrregião de Sinop, MT, onde está localizado o Município de Santa Carmem. De acordo com Picoli (2004), 24,84% das indústrias do setor madeireiro do norte do Mato Grosso se encontram nessa microrregião. O setor madeireiro brasileiro reclama da falta de normas eficazes para a regularização e execução do manejo sustentável, pois as existentes são restritas e gerais (BRAZ et al., 2012). Apesar disso, esse setor apresenta grande impacto na balança comercial. Para manter a economia estável e/ou crescente, é necessário implementar técnicas de manejo sustentável, e o que se defende é a inclusão de dados de crescimento e da estrutura da floresta no planejamento de cada unidade de produção anual. O setor madeireiro na microrregião de Sinop, no Mato Grosso é uma região que atua tradicionalmente no manejo florestal, em áreas de Floresta Ombrófila Densa. Em floresta tropical, um plano de manejo sustentável apresenta dificuldades que devem ser consideradas em sua elaboração, como a grande diversidade de espécies arbóreas que, por sua vez, apresentam idades e diâmetros diferentes (BUONGIORNO; GILLESS, 1987). A questão sustentabilidade, apesar de bastante debatida, ainda não recebeu as respostas necessárias e básicas sobre, por exemplo, como compreender e compatibilizar os padrões de crescimento das árvores de espécies diferentes (OLIVEIRA, 2014).
Thesagro: Árvore florestal
Manejo
Data Documento: 2017-11-07
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CT4061514.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace