Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077528
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: HEINEMANN, A. B.
STONE, L. F.
DIDONET, A. D.
SOUZA, T. L. P. O. de
SILVA, S. C. da
MORAES, A. da C.
Additional Information: ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; AGOSTINHO DIRCEU DIDONET, CNPAF; THIAGO LIVIO PESSOA OLIV DE SOUZA, CNPAF; SILVANDO CARLOS DA SILVA, CNPAF; ALESSANDRA DA CUNHA MORAES, CNPAF.
Title: Deficit hídrico nas áreas de produção do feijão das águas e da seca em Goiás.
Publisher: Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2017.
Pages: 41 p.
Series/Report no.: (Embrapa Arroz e Feijão. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 50).
Language: pt_BR
Keywords: Goiás-GO
Classificação ambiental
Description: A produção de feijão-comum em Goiás concentra-se na mesma área geográfica, mas se estende por três safras: águas, seca e outono-inverno. Nas duas primeiras, o feijoeiro é cultivado sob condições de sequeiro, enquanto que na safra de outono-inverno é irrigado. No cultivo de sequeiro, o deficit hídrico pode assumir papel importante na redução da produtividade. Este estudo objetivou realizar a caracterização ambiental e determinar padrões de deficit hídrico no Estado de Goiás, para as safras das águas e da seca, e quantificar o impacto desse deficit, utilizando um modelo de simulação de culturas. As simulações, baseadas em duas cultivares (Pérola e BRS Radiante), sugerem que as safras das águas e da seca podem ser divididas em ambientes altamente favorável e favorável. Para essas safras, o ambiente altamente favorável representou 44% e 58% da área de produção do Estado de Goiás, respectivamente. Em menos de 25% da região de produção, o deficit hídrico foi fator restritivo à produtividade. A frequência relativamente baixa desse estresse sugere que o desenvolvimento de germoplasma adaptado pode não ser justificado. Contudo, é importante que as cultivares lançadas tenham, além de produtividades elevadas, plasticidade suficiente para tolerar condições de deficit hídrico que ocorrem em áreas ou anos particulares.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Deficiência hídrica
Modelo de simulação
Época de semeadura
Data Documento: 2017-10-18
ISSN: 1678-9601
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2017bpd50.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace