Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077522
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pesca e Aquicultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 17-Out-2017
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: BENAVIDES, M. V.
SANTOS, V. R. V. dos
SIMON, J.
SANTOS, D.
ALCANTARA, P. H. R. de
CARDOSO, D. da S.
QUEIROZ, F. M.
MONTEIRO, H. C.
Informaçães Adicionais: MAGDA VIEIRA BENAVIDES, CPPSUL; VIVIANE RODRIGUES V DOS SANTOS, CNPASA; JONES SIMON, CNPASA; DEIVISON SANTOS, CNPASA; PEDRO HENRIQUE R DE ALCANTARA, CNPASA; DIOGO DA SILVA CARDOSO, Faculdade Católica do Tocantins - FACTO, Palmas-TO; FABIANA MATOS QUEIROZ, Faculdade Católica do Tocantins - FACTO, Palmas-TO; HIGOR CARVALHO MONTEIRO, Faculdade Católica do Tocantins - FACTO, Palmas-TO.
Título: Presença de larvas de Tricostrongilídeos e de larvas de vida livre em pastagens de capim-massai irrigadas na região de Palmas, Tocantins.
Fonte/Imprenta: Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2017.
Páginas: 24 p.
Série: (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 19).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Palmas-TO
Brasil Central
Irrigação de pastagem
Conteúdo: A contaminação de larvas de Tricostrongilídeos em pastagem de capim-massai (Panicum maximum Jacq.) com três níveis de irrigação correspondentes a 0-50-100% de evapotranspiração foi avaliada após ser pastejada com ovinos durante o período de agosto 2015 e agosto 2016. O experimento foi realizado no município de Lageado, Tocantins, uma região com altas temperaturas e duas estações no ano: seca e chuvas. A hipótese foi de que haveria uma alta infecção dos ovinos por parasitos em áreas irrigadas de pasto, em função da melhor sobrevivência dos parasitos em locais mais úmidos. Os resultados mostraram que a pastagem não ficou altamente infestada de parasitos, uma vez que os ovinos experimentais apresentaram baixa infestação parasitária. O fato de que a área foi mantida sem ruminantes nos últimos 10 anos teve um efeito positivo, sem o aporte de carga residual de parasitos de outros animais.
Thesagro: Ovino
Parasito de animal
Pastagem
Capim
Ano de Publicação: 2017
ISSN: 2358-6273
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPASA2017bpd19.pdf6,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace