Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077355
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 13-Out-2017
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: SILVA, R. A. e
PIRAINE, R. E. A.
SANTOS JUNIOR, A. G. dos
CUNHA, R. C.
GONÇALVES, V. S.
SANTOS, F. D. S.
LEITE, F. P. L.
Informaçães Adicionais: RENATO ANDREOTTI E SILVA, CNPGC; Renan Eugênio Araújo Piraine, UFPEL; Alceu Gonçalves dos Santos Junior, UFPEL; Rodrigo Casquero Cunha, Bolsista Pós-Doc PNPD/CAPES na Universidade Federal de Pelotas; Vitória Sequeira Gonçalves, UFPEL; Francisco Denis Souza Santos, UFPEL; Fábio Pereira Leivas Leite, UFPEL.
Título: Situação atual das estratégias para desenvolvimento de antígenos para o controle da neosporose em bovinos.
Fonte/Imprenta: Brasília, DF: Embrapa, 2017.
Páginas: 48 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 229).
Idioma: pt_BR
Notas: Na publicação o nove do autor Renato Andreotti e Silva está como Renato Andreotti
Palavras-chave: Imunógeno
Perspectiva
Look out
Vacina de DNA.
Vacina viva
Proteína do micronema
Proteína de superfície
Conteúdo: Neospora caninum, parasito causador da neosporose, é conhecido mundialmente como um dos principais responsáveis por abortos em rebanhos bovinos, causando prejuízos econômicos à pecuária. As infecções e transmissões do parasito entre os animais são de difícil combate, assim, métodos de diagnóstico e controle devem ser aplicados para reduzir a disseminação do patógeno nas propriedades. A vacinação de rebanhos seria uma alternativa para o controle, contudo, a falta de uma vacina segura e eficaz impede a aplicação deste método de controle. O parasito possui importantes proteínas estruturais que auxiliam no processo de infecção como proteínas de superfície, proteínas dos micronemas, antígenos dos grânulos densos e proteínas das róptrias. Antígenos dessas organelas e da superfície do parasito estão sendo atualmente estudados como imunógenos, aplicados isolados ou em associações, com o objetivo de avaliar a resposta imunológica induzida em modelos animais. No estudo de vacinas experimentais, diferentes abordagens são utilizadas nas formulações, como vacinas vivas, vacinas de DNA, vacinas utilizando vetores biológicos e vacinas de subunidades recombinantes, geralmente desenvolvidas com o auxílio da vacinologia reversa. O contraste observado nos níveis de citocinas e taxas de proteção da transmissão vertical em animais de laboratório vacinados e, posteriormente, desafiados com N. caninum, revela a complexidade em torno de seus mecanismos de invasão e que muito mais deve ser estudado na busca de uma vacina eficaz com capacidade de proteger a bovinocultura. Dessa forma, o objetivo desta revisão é abordar os alvos vacinais e estratégias experimentais empregadas atualmente no controle da infecção por N. caninum.
Thesagro: Neosporose
Antígeno
Vacina
Neospora caninum
Aborto.
Parasito de animal
NAL Thesaurus: Neosporosis
Antigens
Vaccines
Neospora caninum.
Ano de Publicação: 2017
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Situacaoatualdasestrategiasdesenvolvimentodeantigenos.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace