Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077332
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: RODRIGUES, R. A.
MENESES, I. I. F. S.
JORGE, K. S. G.
LEGUIZAMON, G. O. de C.
SILVA, M. R.
RAMOS C. A. N.
SANTOS, L. R. dos
LILENBAUM. W.
ETGES, R. N.
ARAUJO, F. R.
Additional Information: Rudielle A. Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias/Faculdade de Medicina Veterinária - FAMEZ/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Ingrid I. F. S. Meneses, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Região Centro-Oeste/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS; Klaudia S. G. Jorge, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias/Faculdade de Medicina Veterinária - FAMEZ/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; GISELE OLIVAS DE CAMPOS LEGUIZAMON, CNPGC; MARCIO ROBERTO SILVA, CNPGL; Carlos A. N. Ramos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias/Faculdade de Medicina Veterinária - FAMEZ/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; LENITA RAMIRES DOS SANTOS, CNPGC; Walter Lilenbaum, Laboratório de Bacteriologia Veterinária / Universidade Federal Fluminense - UFF; Rodrigo N. Etges, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação; FLABIO RIBEIRO ARAUJO, CNPGC.
Title: Reações falso-negativas ao teste cervical comparativo para tuberculose bovina.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa, 2017.
Pages: 30 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Corte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 38).
Language: pt_BR
Keywords: Teste Cervical Comparativo
Cultura bacteriológica
Comparative Intradermal Tuberculin Test
Bacteriological culture
PCR.
Description: No Brasil, segundo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os testes de rotina para o diagnóstico de tuberculose bovina são o teste cervical simples (TCC), o teste da prega caudal (TPC) e o teste cervical comparativo (TCC), sendo que o último também é utilizado como teste confirmatório. Um grupo de 53 animais oriundos de três rebanhos leiteiros de área de foco para tuberculose bovina que foram submetidos a vazio sanitário no Rio Grande do Sul foi submetido ao TCC. Os tecidos destes animais foram cultivados e as colônias resultantes confirmadas por PCR e sequenciamento de DNA. Dos 53 animais analisados no TCC, 32 (60,4%) foram negativos, 14 (26,4%) positivos e sete (13,2%) inconclusivos, com base no PNCEBT. O TCC detectou como positivos 11 dos 39 animais com infecção por M. bovis confirmada por cultivo. Do total de 14 animais não infectados, baseado na cultura, o TCC detectou oito como negativos. Assim, o TCC apresentou, para a população amostrada, sensibilidade de 28,2% e especificidade de 57,1%. Um total de 24/32 (75,0%) dos animais negativos ao TCC foi positivo no cultivo (confirmado por PCR), sendo considerados falso-negativos ao TCC. A manutenção destes animais falso-negativos nos rebanhos tem sérias implicações para o controle da enfermidade, já que os mesmos podem ser fonte de infecção. A adição de testes complementares poderia auxiliar na identificação destes animais, aumentando a cobertura diagnóstica.
Thesagro: Brucelose
Erradicação
Mycobacterium Bovis.
Data Documento: 2017-10-13
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reacoesfalsonegativasaotestecervical.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace