Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1076420
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2017
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: ZAFALON, L. F.
ALVES, T. C.
CHAGAS, A. C. de S.
Informaçães Adicionais: LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE; TERESA CRISTINA ALVES, CPPSE; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE.
Título: Uso de homeopatia para o controle da mastite subclínica bovina.
Fonte/Imprenta: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2017.
Páginas: 29 p.
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 41)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mastite.
Conteúdo: O trabalho foi conduzido em propriedade com rebanho leiteiro experimental da Embrapa Pecuária Sudeste. As vacas em lactação foram divididas igualmente em grupos homogêneos em relação à prevalência da doença, compostos por vacas com e sem mastite subclínica. Em um dos grupos, os animais receberam tratamento homeopático, enquanto em outro as vacas receberam placebo. Utilizou-se Beladonna (12 CH), Hepar sulphur (12 CH), Silicea (12 CH), Phosphorus (12 CH) e Phytolacca decandra (12 CH) no composto homeopático indicado por técnico especializado e acrescentado à alimentação das vacas em lactação. A triagem prévia dos casos de mastite subclínica foi feita com o uso do California Mastitis Test (CMT) e as amostras de leite foram colhidas para análises bacteriológicas, contagem de células somáticas (CCS), análise da composição, além do acompanhamento da produção de leite de cada animal. O tratamento proposto, na dose administrada aos animais com mastite subclínica, não acarretou diferenças na prevalência da doença entre as vacas tratadas e não tratadas com formulação homeopática.
Thesagro: Homeopatia
Gado Leiteiro
Sanidade Animal.
Ano de Publicação: 2017-09-28
ISSN: 1981-2078
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim41.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace