Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1076118
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Sistema de Produção (INFOTECA-E)
Data do documento: 2017
Tipo do Material: Sistema de Produção (INFOTECA-E)
Autoria: ARAUJO, H. J. B. de
OLIVEIRA, M. V. N. d'
MIRANDA, E. M. de
Informaçães Adicionais: HENRIQUE JOSE BORGES DE ARAUJO, CPAF-Acre; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-Acre; ELIAS MELO DE MIRANDA, CPAF-Acre.
Título: Manejo florestal madeireiro para pequenas áreas.
Fonte/Imprenta: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2017.
Páginas: 16 p.
Série: (Embrapa Acre. Sistema de produção, 8).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manejo florestal comunitário
Western Amazon
Senador Guiomard (AC)
Amazonia Occidental
Projeto de Colonização Pedro Peixoto (AC)
Amazônia Ocidental
Desarrollo comunitario
Silvicultura sustentable.
Explotación forestal
Conteúdo: O manejo florestal se mostra como uma atividade econômica harmônica e recomendada à região Amazônica. Entre os seus benefícios, citam-se: a) reduz o vetor do desmatamento; b) contribui para o desenvolvimento econômico, ambiental e social com a oferta de produtos e serviços; c) conserva as florestas e, como efeito, suas funções essenciais ao meio ambiente e ao equilíbrio do clima; e d) contribui para a celeridade na regularização e para a garantia de acesso aos direitos sobre a terra, em especial às comunidades manejadoras. A partir da segunda metade dos anos de 1990, o manejo florestal para pequenas áreas (conhecido também como de pequena escala ou comunitário) teve crescimento acentuado na região Norte e, atualmente, é praticado na maioria dos seus estados. Esse crescimento está relacionado à implementação de políticas públicas, incentivos e disponibilidade de recursos financeiros, tendo como agentes parceiros executores as instituições vinculadas ao segmento, incluindo a Embrapa. O Estado do Acre é uma referência para o manejo florestal comunitário na Amazônia, o que se deve ao pioneirismo, ao desenvolvimento de sistemas de produção, ao expressivo número de projetos em execução e ao nível organizacional, com a atuação de uma cooperativa florestal comunitária. Em sintonia com os programas e políticas de governo (estaduais e federais), as tecnologias de manejo de florestas comunitárias acrianas possuem claros indicadores de sustentabilidade e amplo alcance territorial, social, econômico e ambiental. Nesse cenário, este trabalho apresenta informações técnicas e econômicas atualizadas sobre o sistema de produção de manejo florestal comunitário madeireiro do Projeto de Colonização Pedro Peixoto, localizado no Município de Senador Guiomard, AC, sendo a primeira iniciativa de manejo comunitário no Acre a cortar e processar madeira de modo sustentável, com as primeiras ações em 1995. O sistema de produção aqui descrito reúne os vários ajustes e modificações ocorridos ao longo dos anos, incluindo a inserção de serrarias portáteis e microtratores no processo produtivo, e contribui para a ampliação do manejo florestal na Amazônia.
Thesagro: Administração florestal
Extração da madeira
Agricultura sustentável.
Comunidade rural
NAL Thesaurus: Community development.
Sustainable forestry
Logging
Ano de Publicação: 2017-09-22
ISSN: 1679-1134
Aparece nas coleções:Sistema de Produção (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
26383.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace