Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1075961
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CAMPOLINO, M. L.
LANA, U. G. de P.
CARNEIRO, A. A.
TINOCO, S. M. de S.
Additional Information: Mariana Lourenço Campolino, Bolsista; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; ANDREA ALMEIDA CARNEIRO, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS.
Title: Aumento da superfície radicular de tabaco mediada pelo gene Rootless Concerning Crown and Seminal Roots (RTCS) de milho.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2017.
Pages: 38 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 155).
Language: pt_BR
Keywords: Transgênico
Description: A disponibilidade de fósforo (P) é um dos fatores mais limitantes para a produtividade agrícola em solos tropicais, uma vez que este nutriente apresenta menor eficiência de uso por plantas. Modificações na morfologia do sistema radicular são particularmente importantes para a eficiência na aquisição de P em plantas em razão da baixa mobilidade do fósforo no solo. O sistema radicular é complexo e formado por diferentes tipos de raízes. Durante a embriogênese, uma raiz primária é depositada no polo basal do embrião, enquanto um número variável de raízes seminais é formado no escutelo, que são relevantes somente nos estágios iniciais do desenvolvimento. Em estágios mais avançados de desenvolvimento, um extenso sistema radicular pós-embrionário forma a maior parte do sistema radicular. O mutante de rtcs (rootless concerning crown and seminal roots) de milho foi identificado pela sua completa falta de raízes seminais embrionicamente formadas e raízes pós-embrionárias formadas. Posteriormente, foi demonstrado que RTCS codifica um fator de transcrição responsável pela regulação desses tipos radiculares no milho. Além disso, o RTCS foi mais expresso em genótipo de milho eficiente a P. O objetivo deste trabalho foi superexpressar o gene RTCS em plantas de tabaco visando o aumento da superfície radicular e aumento da aquisição de P. Para isso, o gene RTCS foi amplificado a partir da linhagem de milho e clonado no vetor binário pMCG1005. As plantas de tabaco foram transformadas via Agrobacterium tumefaciens, selecionadas e regeneradas e a inserção foi confirmada por PCR com oligonucleotídeos específicos para os genes RTCS e BAR. Foram obtidos três eventos transgênicos que apresentaram alto número de cópias e baixa expressão do transgene. Contudo, houve maior crescimento do sistema radicular e vegetativo sob baixo P. O gene RTCS codifica um fator de transcrição que se liga a fatores responsivos a auxina, que podem estar estimulando o crescimento radicular, mesmo com expressão gênica baixa. As informações geradas nesse trabalho contribuem para o melhor entendimento dos mecanismos genéticos ligados ao sistema. radicular.
Thesagro: Genética
Fumo
Fósforo
Sistema radicular
Raiz
Agrobacterium tumefaciens
Data Documento: 2017-09-20
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol155.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace