Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1072228
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Documentos (INFOTECA-E)
Issue Date: 2016
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: COSTA, F. de S.
OLIVEIRA, T. K. de
BARDALES, N. G.
COSTA, C. R. da
Additional Information: FALBERNI DE SOUZA COSTA, CPAF-Acre; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-Acre; Nilson Gomes Bardales, Bolsista DCR do CNPq/Fapac; CHARLES RODRIGUES DA COSTA, CPAF-Acre.
Title: Carbono e nitrogênio do solo submetido a sistemas agroflorestais com seringueira no Estado do Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2016.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Documentos, 147).
Language: pt_BR
Keywords: Sistema Agroflorestal (SAF)
Agricultura conservacionista
Consórcio agroflorestal
Ruber tree
Colocação São Luís
Seringal Porvir
Epitaciolândia (AC)
Fazenda São João
Senador Guiomard (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Agroforestería
Reservorios de carbono.
Materia orgánica del suelo
Nitrógeno orgánico del suelo
Description: Os sistemas agroflorestais (SAFs) são uma alternativa viável para uso conservacionista do solo na Amazônia Brasileira, gerando renda para o produtor rural, aumentando a biodiversidade e a captura de carbono da atmosfera no solo e na vegetação. Considerando a importância desses aspectos, a pesquisa com SAFs está em processo de ampliação com foco, também, em mensuração de serviços ambientais associados. Este documento é fruto da cooperação dos conhecimentos tecnológico e tradicional na retomada do tema de SAF para o desenvolvimento rural na Amazônia. Apresenta parte inicial do conhecimento gerado desde o desenho do SAF em 2010 até o ano de 2015, enfatizando o que acontece com o solo na transição para SAFs. Destaca a importância de experimentos de longa duração para o monitoramento de variáveis de solo e vegetação que, integradas com variações meteorológicas interanuais, podem definir qual o SAF adequado para a região avaliada. Neste contexto contribui com o conhecimento local no que se refere à dinâmica de carbono orgânico total e nitrogênio total em um SAF e reforça a importância de manejos conservacionistas para solos da Amazônia como uma estratégia de provisão de serviços ambientais e melhoria das condições do meio rural. É uma contribuição da Embrapa para auxiliar pequenos e médios produtores, professores, técnicos e extensionistas no melhor conhecimento das modificações que ocorrem no solo após a implantação de SAFs e fortalecer o processo de tomada de decisão no que se refere ao uso eficiente da terra na Amazônia.
Thesagro: Agrossilvicultura
Seringueira
Hevea brasiliensis
Solo
Matéria orgânica
Carbono
Nitrogênio
Caucho.
NAL Thesaurus: Agroforestry
Soil organic matter
Carbon sinks
Soil organic nitrogen.
Year: 2017-07-07
ISSN: 0104-9046
Appears in Collections:Série Documentos (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26347.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace