Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1070449
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2017
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MEISSNER FILHO, P. E.
LIMA NETO, F. P.
OLIVEIRA, C. L. B. de
SANTANA, S. P. B.
DANTAS, J. L. L.
Informaçães Adicionais: PAULO ERNESTO MEISSNER FILHO, CNPMF; FRANCISCO PINHEIRO LIMA NETO; CELSO LUIZ BORGES DE OLIVEIRA; SILVIA PATRÍCIA BARRETO SANTANA; JORGE LUIZ LOYOLA DANTAS.
Título: Avaliação da resistência de genótipos de mamoeiro ao vírus da meleira no Semiárido.
Fonte/Imprenta: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2017.
Páginas: 21 p. il
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 82).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mlhoramento vegetal.
Conteúdo: O vírus da meleira do mamoeiro (?Papaya meleira virus?, PMeV) está presente nas principais regiões produtoras de mamoeiro do Brasil. A identificação de fontes de resistência permitirá sua incorporação em cultivares e o controle dessa virose. Neste trabalho, avaliou-se, em campo, em Juazeiro, BA, o nível de resistência de genótipos de mamoeiro do grupo Solo e Formosa, a meleira. Em volta dos genótipos, foi instalada uma bordadura com a cultivar Golden, que foi inoculada com o vírus da meleira. A reação dos genótipos foi avaliada 90 e 180 dias após a inoculação da bordadura. A inoculação mecânica das plantas da bordadura foi muito eficiente, assim como a disseminação do vírus da bordadura para os acessos em avaliação. Foram observados sintomas de látex fluído em algumas plantas, quando seus frutos eram feridos, pontos de látex nos frutos novos, pontos de látex nos pecíolos e nas nervuras das folhas, mancha zonada nos frutos e látex escorrendo espontaneamente dos frutos. Os primeiros sintomas detectados foram látex fluído, quando os frutos eram feridos, e pontos de látex nos frutos novos. Os sintomas de mancha zonada nos frutos, pontos de látex nos pecíolos e nervuras das folhas, bem como látex escorrendo espontaneamente, ocorreram mais tardiamente. Na última avaliação, o sintoma de látex escorrendo espontaneamente dos frutos foi o predominante. Nas duas avaliações do experimento, o índice médio de doença para as cultivares do grupo Solo e Formosa foi semelhante, sendo, em média, 30% aos 90 d.a.i e superior a 90% aos 180 d.a.i. Não foram observadas diferenças estatísticas para os índices de doença obtidos no experimento. Também não foram encontrados acessos imunes ao vírus, mas ocorreu variação na intensidade dos sintomas apresentados e na época do início do seu aparecimento em Juazeiro, BA.
Thesagro: Mamão
Doença de planta.
Ano de Publicação: 2017-06-06
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BoletimPesquisa82PauloMeissner.pdf513,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace